RESUMO
Este estudo apresenta e discute uma proposta teórico-metodológica de análise linguística de perspectiva dialógica, voltada ao gênero discursivo Memórias Literárias, para o trabalho no Ensino Fundamental. A partir dos pressupostos teóricos eleitos e da leitura do enunciado escolhido, elaboramos atividades para o estudo específico de pronomes, ao 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da proposta apontam: i) a compreensão dos efeitos de sentido e de valor agregados à escolha dos pronomes em decorrência dos aspectos sócio-histórico-ideológicos; ii) a contribuição para a construção da consciência socioideológica e para a produção valorada do discurso, por meio do trabalho paralelo com habilidades epilinguísticas e metalinguísticas no estudo de pronomes; iii) a atribuição de valor à palavra, especificamente, ao uso e à produção de sentidos do enunciado e à alteração realizada na produção escrita; iv) o efetivo trabalho com a escrita, com produções de menor extensão, que evoluem para se chegar à produção textual de Memórias Literárias, a considerar o uso de pronomes como recurso expressivo linguístico inerente do gênero.
Palavras-chave:
dialogismo; análise linguística; memórias literárias; pronome