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A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990

THE CONSTITUTION OF DISCOURSES ON PORTUGUESE TEACHING IN THE 1980S AND 1990S

RESUMO

Neste trabalho, observam-se processos de constituição de discursos sobre ensino de língua portuguesa estabelecidos nas duas últimas décadas do século XX, em contexto brasileiro. Compõem o material de análise três documentos publicados por instâncias oficiais como subsídios, propostas ou parâmetros para o ensino de língua portuguesa: Criatividade e Gramática (FRANCHI, [1987]FRANCHI, C. (1987). Criatividade e gramática. SÃO PAULO (Estado) Secretaria Estadual de Educação. São Paulo: SE/CENP, 1981. 1991); a Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa (SÃO PAULO, 1988SÃO PAULO (Estado) Secretaria Estadual de Educação. (1988). Proposta Curricular para o Ensino de Língua Portuguesa: 1º grau, São Paulo: SE/CENP , 4ª ed., 1992.); e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998BRASIL. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF.). Analisam-se os processos de (re)definição dos conceitos de atividade linguística e de atividade epilinguística em documentos de orientação curricular para o ensino de língua portuguesa publicados no período mencionado, em função dos diferentes modos como concebida a relação entre ensino de língua portuguesa e as condições de produção de linguagem na escola. A partir da observação dos modos como os conceitos de atividade linguística e atividade epilinguística se redefiniram nos processos interdiscursivos analisados, elaboram-se hipóteses sobre quais reconfigurações discursivas se operaram para a constituição da língua portuguesa em objeto de pesquisa e de ensino no período histórico observado.

Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa; Discurso; Currículo

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