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O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA NA LÍNGUA MATERNA: DA TRANSDISCIPLINARIDADE AO COLONIALISMO IMPLÍCITO NOS GÊNEROS EXAMES DE LARGA ESCALA E AVALIAÇÕES DO DESEMPENHO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SALAS DE AULA

THE TEACHING AND LEARNING OF WRITING IN THE MOTHER TONGUE: FROM TRANSDISCIPLINARITY TO IMPLICIT COLONIALISM IN THE GENRES LARGE-SCALE EDUCATION ASSESSMENTS AND EVALUATIONS OF STUDENTS LEARNING PERFORMANCE IN CLASSROOMS

RESUMO

A reflexão desenvolvida ao longo do artigo procura desvendar relações de poder que, discursivamente, estão presentes e causam efeitos de dominação, no confronto entre a avaliação escolar aplicada por um professor de disciplina do currículo escolar, desde a educação básica ao ensino médio, e os exames de larga escala que geram os dados e índices do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA, por exemplo. Entre os efeitos discursivos estão propostas de condicionamento autoritário, de padronização cultural e do conhecimento impostas a estudantes da escrita da língua materna que estas avaliações exercem entre si e sobre a aprendizagem. Busca-se apoio teórico e filosófico na dialogia e teoria de gênero, no conceito de transdisciplinaridade desenvolvido na Linguística Aplicada, LA, na análise crítica do discurso, na pedagogia histórico-crítica, interativa e da libertação. Relata-se sobre um histórico das ideias pedagógicas e um contexto das instituições nacionais e internacionais que aplicam as avaliações e os exames de larga escala. Desenvolve-se uma análise ideológica sobre como os exames de larga escala interferem nas provas aplicadas pelo professor nas escolas. Mostra-se uma análise comparativa entre as avaliações escolares e as avaliações de larga escala como resposta às inquietações que surgiram ao longo da reflexão, com sugestão para uma educação humanizadora, de superação e transformação social.

Palavras-chave:
linguística aplicada; avaliação escolar; exames de larga escala; educação humanizadora

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