Acessibilidade / Reportar erro

O PAPEL DO QUADRO COMUM EUROPEU DE REFERÊNCIA PARA IDIOMAS: APRENDIZAGEM, ENSINO E AVALIAÇÃO (QCER) NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS IES: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO E DOS MULTILETRAMENTOS

THE ROLE OF THE COMMON EUROPEAN FRAMEWORK OF REFERENCE FOR LANGUAGES: LEARNING, TEACHING AND EVALUATION (CEFR) IN THE INTERNATIONALIZATION OF HEIS: AN ANALYSIS FROM THE PERSPECTIVE OF CRITICAL LITERACY AND MULTILITERACIES

RESUMO

Este trabalho objetiva investigar de que forma os descritores do Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas: Aprendizagem, Ensino e Avaliação (QCER) se comportam diante das demandas de uma sociedade cuja comunicação é cada vez mais, multimodal, digital e global. Para alcançar tal objetivo, o artigo aborda estudos sobre Multiletramentos e Letramento Crítico, no intuito de embasar a discussão sobre os descritores referentes aos níveis C1 e C2, pois, para interações eficientes em uma sociedade cada vez mais digital e globalizada, é necessário que utilizadores proficientes possuam, e saibam usar, uma gama considerável de recursos semióticos. A metodologia qualitativa, abrangendo aspectos da concepção do QCER, sua abordagem comunicativa e os descritores de produção e compreensão oral e escrita, foi utilizada. A análise permitiu concluir que a da aplicabilidade do QCER no programa de internacionalização do Ensino Superior requer algumas ações específicas que permitiriam atualizar seus descritores, de forma a atender às práticas dos multiletramentos, do letramento crítico e das tecnologias digitais.

Palavras-chave:
QCER; multiletramentos; letramento crítico

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br