Acessibilidade / Reportar erro

CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES “NATIVOS DIGITAIS” NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA INGLESA

IDENTITY CONSTRUCTION AND “DIGITAL NATIVE” TEACHER EDUCATION IN THE ENGLISH LANGUAGE SUPERVISED INTERNSHIP

RESUMO

Este artigo analisa as influências de representações ou de mitos acerca do que é ser professor nas (auto)percepções de licenciandos “nativos digitais” frente às práticas envolvendo o smartphone por eles realizadas. Dessa forma, partimos da discussão acerca de como se entende as identidades na pós-modernidade, situando-a na área de formação docente. Para este artigo, apresentamos um recorte de uma pesquisa qualitativa de base etnográfica que foi desenvolvida no contexto de estágio supervisionado de língua inglesa, em que se buscou utilizar o smartphone. Foi possível observar como determinados mitos ou representações do que é ser professor podem causar angústia e culpa em alguns licenciandos devido a (im)posição de uma identidade docente que se tem como norma.

Palavras-chave:
identidades; formação docente; estágio supervisionado

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br