Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da aprendizagem de ILE: uma realidade que choca

A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores.

avaliação em sala de aula; textos; inglês como LE


UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br