Acessibilidade / Reportar erro

REFLEXÕES LITERÁRIAS E FILOSÓFICAS NA BASE DE “OS GÊNEROS DO DISCURSO”: CONSIDERAÇÕES PARA O ENSINO DE ESCRITA

LITERARY AND PHILOSOFICAL REFLECTIONS ON “THE SPEECH GENRES’” CORE: CONSIDERATIONS FOR THE TEACHING OF WRITING

RESUMO

Objetiva-se, neste artigo, refletir acerca de aspectos literários e filosóficos que embasam o ensaio “Os gêneros do discurso” de Bakhtin. Essa reflexão se mostra oportuna, pois, passados 20 anos do lançamento dos “Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua portuguesa” (BRASIL, 1998BRASIL. (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua portuguesa. Brasília/DF: MEC/SEF.), o texto bakhtiniano que lhe serviu de base continua a fomentar documentos oficiais e políticas públicas acerca do ensino de escrita no Brasil. Desse modo, divisar facetas pouco exploradas da reflexão bakhtiniana pode levar a se repensar os gêneros do discurso e, por consequência, seu ensino.

Palavras-chave:
gêneros do discurso; ensino; escrita

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br