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USOS DA AUTOCONFRONTAÇÃO NA LINGUÍSTICA APLICADA: O CASO DE UM GRUPO DE PESQUISA

USES OF SELF-CONFRONTATION IN THE APPLIED LINGUISTIC: THE CASE OF A RESEARCH GROUP

RESUMO

Este artigo discute o uso do dispositivo interventivo e científico-metodológico autoconfrontação por pesquisadores da Linguística Aplicada, em particular, pelos estudiosos do grupo de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações-ALTER que desenvolveram as suas atividades entre os anos de 2002 e 2012, sob a liderança da professora doutora Anna Rachel Machado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. O artigo apresenta a autoconfrontação, as suas origens, as referências teóricas, as fases e os movimentos que devem ser seguidos na sua aplicação. Em seguida, buscou-se examinar o uso da autoconfrontação em teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas no contexto do grupo ALTER. Ao final, são focalizadas as limitações na utilização do dispositivo verificadas nas pesquisas do grupo e, também, o seu significativo legado para a Linguística Aplicada e para as Ciências do Trabalho no Brasil.

metodologia de pesquisa; linguística aplicada; Clínica da Atividade

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