Acessibilidade / Reportar erro

A ETNOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PESQUISA NO CONTEXTO DE ENSINO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

ETHNOGRAPHY AND ITS CONTRIBUTIONS TO THE DEVELOPMENT OF A RESEARCH IN THE TEACHING CONTEXT OF THE PEDAGOGY OF ALTERNATION

RESUMO

Neste artigo, analisam-se as contribuições advindas da etnografia para o desenvolvimento de uma pesquisa em uma Escola Família Agrícola (EFA). Por ser uma pesquisa de natureza etnográfica, adota-se a abordagem qualitativa e interpretativa na análise dos dados, pois o foco são práticas e eventos de letramento mediados pelos Instrumentos Pedagógicos da Pedagogia da Alternância (PA). Os dados foram gerados em 2014 e são constituídos por: material audiovisual, diários de campo, documentos da escola-campo, fotografias e textos de (16) exemplares do gênero Caderno da Realidade. Considerando a proposta didático-pedagógica do contexto educativo da PA assumida pela escola-campo e o trabalho dos monitores, o estudo mostra que a formação dos estudantes possibilita desenvolver capacidades de linguagem a partir dos usos sociais da escrita na escola e na comunidade.

Palavras-chave:
Alternância; Instrumentos Pedagógicos; letramento

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br