Acessibilidade / Reportar erro

MAPEANDO A ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: EM FOCO O ARTIGO DE OPINIÃO

MAPPING THE STUDENTS WRITING OF FUNDAMENTAL EDUCATION STUDENTS: IN FOCUS THE ARTICLE OF OPINION

RESUMO

Neste trabalho, buscamos analisar as características linguístico-discursivas recorrentes em artigos de opinião produzidos por estudantes da educação básica. Como aporte teórico para análise do corpus, partimos da noção de gênero da Sociorretórica (MILLLER, 1984MILLER, C. (1994). Genre as Social Action. In: FREEDMAN, A., MEDWAY, P. (eds). Genre and the New Rethoric. London. Taylor and Francis, London, UK, pp. 23-42., 2014; BAZERMAN, 2011aBAZERMAN, C. (2011a). Gêneros textuais, tipificação e interação. Judith C. Hoffnagel, Ângela P. Dionísio (orgs)São Paulo: Cortez. ; 2011bBAZERMAN, C. (2011b). Gênero, Agência e Escrita. Judith C. Hoffnagel, Ângela P. Dionísio (orgs). São Paulo: Cortez.; 2015BAZERMAN, C. (2015). Retórica da Ação Letrada, trad. Adail Sobral, Angela Dionisio, Judith Chambliss Hoffnagel, Pietra Acunha. 1.ed. São Paulo: Parábola Editorial.), de princípios teórico-metodológicos de Swales (1990)SWALES, J. M. (1990). Genre Analysis: English in academic and research settings. New York: Cambridge University Press. e de conceitos da Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) (HALLYDAY; MATTHIESSEN, 2014HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. (2014). Halliday’s Introduction to Functional Grammar. New York / London: Routledge.). O corpus de pesquisa é constituído de 59 artigos de opinião produzidos por alunos do 9º do Ensino Fundamental em contexto de sala de aula. Os resultados da análise indicam que a estrutura retórica do artigo de opinião produzido por esses alunos apresenta movimentos e passos característicos da situação comunicativa de produção dos textos. Verificamos que os artigos de opinião escritos pelos alunos apresentam os seguintes movimentos: 1 - Contextualização; 2 - Apresentação da tese; 3 - Defesa da tese; 4 - Síntese e reiteração. Quantificando os dados, verificamos que os alunos utilizam com maior frequência os Movimentos 2 e 3. A análise dos significados ideacionais demonstrou que os alunos utilizam processos materiais associados a participantes nomes genéricos para indicar fatos e ações; identificam e atribuem características ao campo do texto, a um objeto semiótico ou a uma abstração semiótica por meio de processos relacionais; e se posicionam utilizando participantes pronomes pessoais associados a processos relacionais/mentais. A análise dos recursos interpessoais indicou que, dentre esses recursos, os alunos utilizam predominantemente verbos e expressões modais e adjuntos de comentário. Os achados podem fomentar a produção de materiais didáticos que privilegiem atividades didáticas que auxiliem os jovens escritores em sua prática de escrita de maneira situada.

Palavras-chave:
artigo de opinião; estrutura retórica;recursos linguísticos

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br