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TRÍADE RIZOMÁTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA DE PROBLEMATIZAÇÃO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA

RHIZOMATIC TEACHER EDUCATION TRIAD OF ENGLISH LANGUAGE: A PROPOSAL TO PROBLEMATIZE THE UNIVERSITY-SCHOOL RELATIONSHIP

Resumo

Muitos linguistas aplicados brasileiros têm se preocupado com a lacuna existente entre a formação inicial e continuada de professores e as fragilidades na relação universidade-escola (REIS, 2018REIS, B. M. O lugar-escola em discurso: etnografia, identidade e epistemologia na pesquisa qualitativa. Rio de Janeiro, 2018. 179 p. Tese de Doutorado - Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.; GIMENEZ; BONACELLI, 2013GIMENEZ, A. M. N; BONACELLI, M. B. M. Repensando o papel da universidade no século XXI: demandas e desafios. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 9, n. 18, ed. esp., p. 1-12, 2013.; GIMENEZ et al., 2008; ECKERT-HOFF, 2008ECKERT-HOFF, B. M. Escritura de si e identidade: o sujeito professor em formação. Campinas: FAPESP/ Mercado de Letras, 2008., SÓL, 2014SÓL, V. S. A. Trajetórias de professores de inglês egressos de um projeto de educação continuada: identidades em (des)construção. 259f. Tese. Doutorado em Linguística Aplicada. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. 2014., REIS e CAMPOS, 2021REIS, V. S.; CAMPOS, I. O. “Onde está a universidade?” do discurso da (des)qualificação à presença colaboradora. Revista Imagens da Educação, v. 11, n. 2, p. 190-211, abr./jun., 2021. ISSN 2179-8427. Disponívl em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/por-que-economes-em-bom-portugues/2023/07/por-que-precisamos-de-letramento-climatico.shtml; Acesso em jul. 2021.
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, dentre outros). No entanto, há ainda muito a fazer, pesquisar e refletir sobre a formação inicial e continuada de professores. Assim, este estudo objetivou investigar a (des)construção identitária de docentes de Língua Inglesa (LI) da Educação Básica, de professores em formação e de seus formadores, envolvidos em disciplinas de Estágio Supervisionado (ES) em uma universidade federal do Estado de Minas Gerais. Este estudo seguiu o paradigma qualitativo-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: ______. (orgs). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2006, p. 15-42.; FLICK, 2009FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.) e princípios etnográficos de pesquisa, contando com a participação de duas formadoras de professores, dois professores em formação e duas professoras de LI da rede pública de ensino, supervisoras de ES. Os instrumentos de geração dos registros foram questionários semiestruturados e narrativas escritas. O corpus foi analisado descritivamente e qualitativamente sob o referencial teórico da Linguística Aplicada (LA) e abordagens filosóficas de Michel Foucault, Jacques Derrida, Gilles Deleuze e Félix Guattari. A partir dos gestos de interpretação, pode-se perceber que as três instâncias representadas pelos professores supervisores dos ES, os professores em formação e os formadores se apresentam por meio de uma tríade rizomática de formação docente, em que se atravessam, afetam e são afetadas pelas práticas uns dos outros. Concluindo, o estudo evidencia que não é possível pensar a relação universidade-escola sem considerar a multiplicidade de fatores que incidem sobre esses dois espaços e que é inevitável analisar um desses espaços sem atravessar o outro.

Palavras-Chave
constituição identitária; formação inicial e continuada de professores; inglês como língua estrangeira; relação universidade-escola

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