Acessibilidade / Reportar erro

MOBILIDADES LITERÁRIAS: O ENSINO DE LITERATURA E O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DO CONTEXTO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALE/DAF)

LITERARY MOBILITIES: LITERATURE TEACHING AND LITERARY LITERACY IN THE CONTEXT OF GERMAN AS FOREIGN LANGUAGE (GFL/DAF)

Resumo

Apresenta-se aqui um relato de experiência referente ao Projeto de Pesquisa intitulado Mobilidades Literárias, cujas atividades foram desenvolvidas por 4 anos (2019 a 2023) na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém, no âmbito do Curso de Licenciatura em Letras-Alemão. A partir da compreensão de que a arte tem lugar fundamental para pensar cultura e sociedade e de que a literatura, como expressão artística, é um direito humano (CANDIDO, 2004CANDIDO, A. (2004). O direito à literatura. In: Candido, A. Vários Escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul.), volta-se no Projeto à reflexão sobre o Ensino de Literatura em contextos de Língua Materna e Língua Estrangeira e suas possíveis intersecções. Compreende-se a literatura como discurso social que pode ser debatido e como um meio de construção de um universo histórico-cultural que impulsiona, graças à potencialidade de seus efeitos, a ampliação da visão de mundo do sujeito leitor. Assim, práticas de Letramento Literário (COSSON, 2016COSSON, R. (2016). Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto., 2018COSSON, R. (2018). Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Editora Contexto., 2021COSSON, R. (2021). Paradigmas do ensino de literatura. São Paulo: Contexto.) foram discutidas e adotadas na realização de atividades específicas ao longo do Projeto. A formação de leitores também assumiu protagonismo, já que se compreende que o Ensino de Literatura desde a Educação Básica tem também como objetivo a construção de uma comunidade leitora. As atividades que integraram o Projeto foram: (1) condução de um Grupo de Estudos; (2) orientação de Planos de Trabalho de Iniciação Científica; (3) realização de Rodas de Leitura; (4) organização de atividades com a presença de escritores, pesquisadores e tradutores. Cabe mencionar que tais atividades foram oferecidas ao público interno e externo à UFPA, com exceção da Iniciação Científica restrita aos Cursos de Licenciatura em Letras da Instituição.

Palavras-chave:
Ensino de Literatura; Letramento Literário; formação de leitores; Alemão como Língua Estrangeira (ALE/DaF)

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br