Acessibilidade / Reportar erro

O ENSINO DE LITERATURA EM UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR PARA OS COMPONENTES CURRICULARES LÍNGUA INGLESA E ARTE

THE TEACHING OF LITERATURE IN AN INTERDISCIPLINARY PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE SCHOOL SUBJECTS ENGLISH AND ART

Resumo

Este artigo propõe e discute um planejamento didático para o Ensino Médio que focaliza obras artístico-literárias integrando os componentes curriculares de Língua Inglesa e Arte. A análise ressalta a necessidade da integração de conhecimentos linguísticos, literários e artísticos para a atribuição de sentidos e a participação cidadã em práticas sociais mediadas por tais textos. Partindo das competências previstas para a área de Linguagens na Base Nacional Comum Curricular e da relevância de um ensino interdisciplinar, são apresentados os objetivos de ensino, justificativas para a seleção dos textos propostos e uma sequência de atividades com orientações e sugestões para o professor. Conclui-se apontando os benefícios de um ensino interdisciplinar para promover experiências críticas e informadas de apreciação estética e aprendizagens significativas dos discursos sobre obras artístico-literárias.

Palavras-chave:
ensino de literatura; língua adicional; ensino médio; língua inglesa; interdisciplinaridade

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br