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IN ALTRE PAROLE E DE OUTRAS PERSPECTIVAS: LITERATURA E AUTOBIOGRAFIAS LINGUíSTICAS NA SALA DE AULA DE LíNGUAS ADICIONAIS

Resumo

Este artigo relata a experiência pedagógica de utilizar o livro autobiográfico de Lahiri, In altre parole (LAHIRI, 2015LAHIRI, J. (2015). In altre parole. Milano: Ugo Guanda.), em uma disciplina para estudantes de italiano em uma universidade brasileira. Essa obra literária foi escolhida como material principal do curso com a intenção de promover a reflexão dos alunos sobre o processo de aprendizagem das línguas e sobre suas identidades linguísticas e, ao mesmo tempo, oferecer um modelo que desafia uma visão essencialista de língua e cultura (ISHIHARA; PORCELLATO, 2022; ISHIHARA; PORCELLATO; PRADO, 2023ISHIHARA, N.; PORCELLATO, A. M.; PRADO, M. (2023) Teachers’ identity and agency in L2 pragmatics: Supporting teachers’ translingual identity as pedagogy through narratives. In: MARTÍNEZ FLOR, A.; SÁNCHEZ-HERNÁNDEZ, A., BARÓN PARÉS, J. (Orgs.); L2 pragmatics in action: teachers, learner and the teaching-learning interaction process, Language learning & language teaching. p.89-112, 2023. Amsterdam; Philadelphia: John Benjamins Publishing Company). No seu primeiro livro escrito em italiano, Lahiri narra o tortuoso, porém gratificante, processo de aprendizado de uma língua adicional como adulta, examinando o papel que cada uma das línguas que ela fala desempenhou na formação de sua identidade tanto pessoal como profissional. Ao longo do curso, os estudantes leram e discutiram sete capítulos do livro de Lahiri, enquanto trabalhavam em suas próprias autobiografias linguísticas (PAVLENKO, 2003PAVLENKO, A. (2003). “I Never Knew I Was a Bilingual:” Reimagining Teacher Identities in TESOL. Journal of Language, Identity & Education, v. 2, n. 4, p. 251-268. https://doi.org/10.1093/applin/amm008
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), que, juntamente com outra tarefa escrita, forneceram os dados para este estudo. Os resultados revelaram que a maneira como os aprendizes pensam em sua identidade linguística e seu processo de aprendizado parece refletir modelos canônicos que concebem as línguas como sistemas compartimentalizados com normas idealizadas. Esse resultado revela a importância de incentivar os estudantes de línguas a refletir criticamente sobre valores e epistemologias linguísticas desde os estágios iniciais de sua trajetória acadêmica.

Palavras-chave
literatura na sala de aula de línguas adicionais; autobiografias linguísticas; In altre parole; identidade translíngue; investimento na aprendizagem de línguas

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