RESUMO
Este artigo analisa uma postagem publicada no site espanhol Dos Manzanas, que predica Pedro Almodóvar como "pedagogo da realidade LGBT", e alguns dos comentários que esta suscita. Interessa-nos estudar a reflexividade metapragmática que essa pedagogia produz numa discussão online que avalia se a cinematografia almodovariana projeta uma fachada (GOFFMAN, [1967]GOFFMAN, E. (1967). Ritual de interação: Ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução de Fábio R. Ribeiro da Silva. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. 2011) favorável para o coletivo em questão. Para tal, focamos em processos de indexicalidade, de entextualização e escalares na construção de significados. O que se observa é que os textos fílmicos, ao serem entextualizados no referido site de notícias LGBT, mobilizam escalas, que inspiram posicionamentos das/dos participantes. Se, por um lado, tais posicionamentos questionam privilégios heteronormativos (BUTLER, 1990BUTLER, J. (1990) Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge.), por outro resvalam em essencialismos nada estratégicos (SPIVAK, 1988SPIVAK, G.C. (1988). Subaltern Studies: Deconstructing Historiography. In: GUHA, R. & SPIVAK, G.C. (Eds.), Selected Subaltern Studies. Oxford: OUP.; BUTLER, 1990BUTLER, J. (1990) Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity. London: Routledge.).
Palavras-chave:
indexicalidade; escalas; entextualização