Acessibilidade / Reportar erro

O USO DE MATERIAIS BASEADOS EM FILMES PARA UM CURSO DE INGLÊS NO BRASIL

RESUMO

Avanços em tecnologia e acessibilidade à filmes motivaram a pesquisa e a composição desse artigo. O objetivo principal foi desenvolver um conjunto de critérios para criação de materiais baseados em filmes com o fim de aperfeiçoar a aprendizagem de inglês em um curso de conversação no Brasil. Dado que o propósito deste curso para adultos é aprimorar as habilidades de fala dos alunos, uma investigação foi conduzida sobre o ensino da fala. A discussão da literatura sugere porque filmes devem ser usados através de uma investigação sobre as vantagens que eles oferecem. Princípios relacionados à aprendizagem de línguas, desenvolvimento de material didático, e estudos atuais sobre o uso de filmes proporcionaram maior conhecimento sobre como filmes podem ser usados. A partir desses princípios, critérios foram criados para guiar o desenvolvimento de materiais didáticos. Finalmente, eu sugiro futuros estudos sobre como filmes estão sendo usados em sala de aula e uma possível pesquisa sobre a eficácia de materiais didáticos baseados em filmes.

Palavras-chave:
filmes; aprendizagem de idiomas; desenvolvimento de material.

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br