Acessibilidade / Reportar erro

Escrita, ensino de língua portuguesa e formação do professor1 1 Este estudo recupera um interesse de longa data pela investigação da produção escolar da escrita materializado, inicialmente, na dissertação de Mestrado “O gesto de recontar histórias: gêneros discursivos e produção escolar da escrita” (SANTOS, 1999), defendida há exatos vinte anos no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, sob orientação de Raquel Salek Fiad, a quem agradeço pela presença generosa até hoje. Também agradeço aos(às) pareceristas anônimo(a)s pelos comentários sobre o texto. Seu conteúdo e o estilo de composição são, todavia, de minha plena responsabilidade.

Writing, teaching Portuguese language and teacher training

RESUMO

Este estudo propõe discutir o estatuto da escrita como componente curricular da disciplina língua portuguesa na escola brasileira. Para tanto, apresenta-se, inicialmente, um panorama dos modos com que a produção escrita é abordada no percurso histórico de constituição do ensino de língua portuguesa, no que se refere aos currículos e programas de ensino e aos materiais didáticos propostos. Em seguida, contrasta-se esse estatuto historicamente construído da escrita com práticas de ensino de língua portuguesa atuais mediadas por estudantes de licenciatura em Letras, por ocasião de realização de estágio em escolas da rede pública da cidade de São Paulo (Brasil). A descrição e a análise do processo de implementação de um projeto de ensino do texto escrito argumentativo por uma estudante, conforme registrado em seu relatório de estágio, permitem problematizar alguns desafios que a abordagem da escrita coloca para as práticas de ensino e para a formação do professor de língua portuguesa.

Palavras-chave:
ensino de língua portuguesa; formação docente; escrita

UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br