Título |
- Informa o tema da pesquisa de forma clara e concisa; - É criativo e original. |
- Informa o tema da pesquisa de maneira ampla. |
- Está confuso ou muito extenso; - Não apresenta título. |
Grupo de pesquisa |
- Apresenta até três alunos pesquisadores; - Apresenta um professor orientador e, opcionalmente, até dois coorientadores. |
- Apresenta todos os integrantes do grupo, porém com nomes incompletos. |
- Não apresenta os nomes dos alunos pesquisadores; - Não apresenta um professor orientador. |
Tema |
- Delimita, de maneira clara e precisa, o assunto que será abordado na pesquisa. |
- Apresenta o assunto da pesquisa de maneira ampla. |
- Confunde a delimitação do tema com outra parte do projeto. |
Justificativa |
- Contextualiza porque o grupo escolheu pesquisar o assunto. - Argumenta sobre a relevância da pesquisa para a área do conhecimento relacionada. |
- Contextualiza por que o grupo escolheu pesquisar o assunto sem defender a relevância da pesquisa.. |
- Não contextualiza a escolha do tema nem argumenta sobre a relevância da pesquisa. |
Problema de pesquisa |
- Apresenta uma questão de pesquisa delimitada, original e que pode ser respondida através de pesquisa ou do desenvolvimento de uma técnica. |
- Apresenta um problema pouco delimitado e que não necessita da produção de novos conhecimentos ou técnicas para ser resolvido; - Não aparece necessariamente em forma de pergunta. |
- Apresenta um problema muito amplo, não passível de investigação. |
Objetivos |
- Indica, de forma clara e definida, a ação a ser realizada para resolver o problema de pesquisa (ou com a hipótese, caso houver), começando com verbo no infinitivo; - Pode apresentar objetivos específicos, que detalham as etapas da pesquisa, que levarão ao objetivo geral. |
- Inicia com verbo no infinitivo, mas indica uma ação que não está claramente relacionada com o problema de pesquisa. . |
- Discorre sobre a ação a ser realizada na pesquisa sem observar precisão e clareza e sem iniciar com verbo no infinitivo. - Descreve etapas da metodologia. |
Metodologia |
- Indica o tipo de pesquisa quanto à abordagem (qualitativa ou quantitativa), aos objetivos (exploratória, descritiva ou explicativa) e aos procedimentos (experimental, bibliográfica, documental, de campo, estudo de caso etc.). - Descreve a(s) técnica(s) que será(ão) utilizada(s) para coletar/gerar dados para atingir o objetivo da pesquisa. - Descreve a(s) técnica(s) que será(ão) utilizada(s) para analisar/interpretar os dados coletados/gerados. |
- Não indica o tipo de pesquisa. - Descreve brevemente as etapas da pesquisa, sem apresentar detalhadamente as técnicas de coleta/ geração de dados e de análise/interpretação desses dados. |
- Menciona vagamente algum procedimento a ser realizado. |
Resultados esperados |
- Descreve a hipótese ou a expectativa, dependendo da opção metodológica, de como a pesquisa pode responder ao problema de pesquisa. |
- Descreve resultados esperados, mas sem expressa relação com o problema de pesquisa. |
- Declara, de maneira ingênua ou de forma ampla, resolver um problema impossível com uma pesquisa (por exemplo, acabar com o racismo). |
Cronograma |
- Distribui adequadamente as etapas da pesquisa em meses ou semanas no formato de uma tabela, detalhando as fases de planejamento, execução e socialização dos resultados. |
- Distribui as etapas de pesquisa em meses ou semanas sem detalhar as fases de planejamento, execução e socialização dos resultados. |
- Distribui de maneira inadequada ou não distribui as etapas da pesquisa em meses ou semanas. |
Referências |
- Cita as referências empregadas ao longo do projeto segundo as normas da ABNT. |
- Cita as referências do projeto, mas sem seguir as normas da ABNT. - Cita as referências, porém, nem todas estão no corpo do projeto. |
- Cita sites de busca como referência. - Não cita referências, ou cita parcialmente (apenas nome dos autores, por exemplo). |