Resumo em Português:
Em entrevistas realizadas com professores e professoras de inglês de duas escolas municipais de Belo Horizonte, MG, constatou-se que eles são amplamente influenciados pelos variados e conflitantes discursos sobre globalização e o inglês no mundo. Como resultado, pode-se perceber em suas falas uma série de conflitos, contradições e dilemas. A análise das entrevistas foi efetuada de acordo com os conceitos de discurso hegemônico e contra-hegemônico, definidos a partir das teorias de Antonio Gramsci e Mikhail Bakhtin.Resumo em Inglês:
Interviews with English teachers of Belo Horizonte’s local public schools revealed that they are largely influenced by the varied and conflicting discourses on globalisation and English in the world. Consequently a number of contradictions in their speeches were noticed, which are also the concrete expression of their dilemmas. The analysis of the interviews was carried out according to the concepts of hegemonic and counter-hegemonic discourse, defined within the theoretical frameworks of Antonio Gramsci and Mikhail Bakhtin.Resumo em Português:
Este artigo discute a relação que os professores de inglês de escolas básicas e de idiomas estabelecem com o livro didático e o manual de ensino, bem como seus critérios de seleção e avaliação desses materiais. O estudo contou com a participação de 30 professores da cidade de Caçador, SC, que responderam a um questionário, possibilitando investigar o nível de influência desses recursos no seu ensino. Os dados apontam relações de maior ou menor rigidez, dependendo do contexto educacional. Os critérios de seleção e avaliação envolvem o conteúdo de ensino, os exercícios, os textos, a gramática e o layout do livro didático.Resumo em Inglês:
This paper discusses the relationship that Brazilian teachers of English from basic schools and private language courses establish with the English textbook and the teacher’s manual, as well as their criteria for textbook selection and evaluation. 30 teachers from Caçador, SC answered a questionnaire which enabled the researchers to investigate the level of influence of these resources on their practice. The data show more or less flexibility in this relationship depending on the educational context. The criteria for textbook selection and evaluation involve the instructional content, the exercises, the texts, the grammar and the layout.Resumo em Português:
Este trabalho resume os resultados obtidos em minha dissertação de mestrado, que tem por objetivo analisar a relação entre o ensino de vocabulário, as estratégias de aprendizagem e a produção oral de alunos de inglês como língua estrangeira. A princípio, foi feito um estudo com o objetivo de obter uma visão geral sobre o ensino do vocabulário em contextos diferentes. Com base nesse estudo, escolheu-se um grupo para participar de um estudo de caso, cujo objetivo era analisar o ensino de vocabulário e as estratégias de aprendizagem à medida que apareciam nas aulas, assim como seu efeito na produção oral dos alunos. Os resultados mostram que a abordagem usada pelo professor para ensinar o vocabulário, que era basicamente explicar o significado das palavras para solucionar as dificuldades de compreensão, não ajuda os alunos a adquirirem tais palavras para uso produtivo. Com o objetivo de melhorar a variação e o perfil lexicais dos alunos, faz-se necessário utilizar uma abordagem que trabalhe o vocabulário com objetivos produtivos e que enfoque a prática da língua, tanto em relação à produção quanto à compreensão orais.Resumo em Inglês:
This paper summarizes the results achieved in my MA dissertation. It aims at analyzing the relationship between vocabulary teaching and learning strategies and EFL students’ oral production. At first, a study aiming at giving an overview of how vocabulary was being dealt with in different contexts was carried out. Based on this study, a group was chosen to participate in a case study whose objective was to analyze the teaching of vocabulary and learning strategies as they occurred in classes, as well as their effect on the students’ oral production. Results show that the approach used by the teacher to deal with vocabulary, which was basically to explain the meaning of words to cope with difficulties in comprehension, does not help students to retain such words for productive use. In order to improve students’ lexical profile and lexical variation, it is necessary to use an approach that deals with vocabulary with productive goals and targets at language practice both in oral production and comprehension.Resumo em Português:
Este estudo tem como objetivo investigar as reflexões conduzidas por professores de inglês da escola pública sobre sua prática pedagógica e suas conseqüências para os alunos. Os resultados mostraram que os temas principais da reflexão instrução, conteúdo, objetivos, resultados, contexto, professor e alunos. O foco deste trabalho será nas teorias práticas sobre conteúdo e objetos, que não foram simplesmente desvendados mas, printipalmente, questionados e transformados.Resumo em Inglês:
This study aimed at investigating the reflections of public school English teachers about their pedagogical practice and its consequences for the students. The results showed that the main themes of reflection were instruction, content, aims, results, context, teacher, and students. The focus of this paper will be on the practical theories about content and aims, which were not simply revealed, but also questioned and transformed.Resumo em Português:
Baseando-se em algumas das principais idéias levantadas pelo lingüista norte-americano Stephen Krashen em seu Modelo do Monitor, este artigo se propõe a analisar criticamente alguns conceitos presentes nessa teoria e, principalmente, verificar de que forma o professor de línguas estrangeiras pode beneficiar-se das cinco hipóteses levantadas ao longo de seu estudo, durante as aulas de língua estrangeira em contextos formais de aprendizagem.Resumo em Espanhol:
Basándose en algunas de las principales ideas del lingüista estadounidense Stephen Krashen en su Modelo del Monitor, este artículo se propone a analizar críticamente algunos conceptos presentes en esa teoría y, principalmente, verificar cómo el profesor de lenguas extranjeras puede valerse de las cinco hipótesis presentadas a lo largo de su estudio, durante las clases de lengua extranjera en contextos formales de aprendizaje.Resumo em Português:
A importância da avaliação e os problemas frqüentemente enfrentados por professores em relação à avaliação em sala de aula são a motivação para este artigo. Seu objetivo é chamar a atenção para uma abordagem para o desenvolvimento de instrumentos de avaliação informada pelos resultados de um estudo de caso que analisou 28 testes. A literatura básica que guia a construção de testes válidos e confiáveis é revista para apoiar o argumento de que a avaliação em sala de aula pode ser abordada a partir de uma fundamentação teórica sólida. Este estudo de caso será apresentado assim como sua metodologia para a análise dos dados. Os resultados revelam que, embora uma abordagem comunicativa tenha sido uma das abordagens mais reconhecidas para o ensino de uma segunda língua durante os últimos 25 anos, no que refere à avaliação, a abordagem que ainda parece predominar para a construção de testes na região de Minas Gerais nos lembra do período conhecido como gramática-tradução. Esses resultados perturbadores são apresentados e discutidos neste trabalho, assim como suas implicações para professores e pesquisadores.Resumo em Inglês:
The importance of evaluation and the problems most frequently faced by teachers in relation to classroom assessment are the motivation for this paper. The objective is to make a case for a more informed approach to the development of classroom assessment instruments from the results of a case study that analyzed 28 classroom tests. The basic literature that guides the construction of valid and reliable instruments is reviewed to support the argument that classroom assessment can be approached from a sound theoretical framework. The case study research will be presented as well as its methodology for data analysis. Results reveal that although the communicative approach has been one of the most recognized approaches for the teaching of a second language in the last 25 years, as far as evaluation is concerned, the approach that seems to predominate in classroom test construction in a region of Minas Gerais reminds us of the period known as grammar-translation. Such disturbing results are presented and discussed in this paper as well as its implications for teachers and researchers.Resumo em Português:
O principal objetivo deste trabalho é analisar o papel da correção de erros, considerada um componente intrínseco do ensino de uma segunda língua, na interação entre professor e alunos em sala de aula de inglês como língua estrangeira. Além disso, procura-se examinar em que medida a realização de uma correção com foco formal pode representar momentos de co-construção de conhecimento da língua alvo. A pesquisa foi realizada por meio da observação de aulas de inglês de uma turma do sexto semestre de um curso de licenciatura em Letras - Língua Inglesa. Os dados indicam que, por meio da correção da forma lingüística, os enunciados produzidos pelos aprendizes, mesmo quando formalmente inadequados, podem ser recontextualizados e incorporados ao discurso da sala de aula. Por outro lado, os resultados apontam que, mesmo quando a interação possui características de instrução tradicional (cf. Gil, 1999), o conhecimento da língua alvo pode ser construído pela professora e aprendizes.Resumo em Inglês:
The main purpose of this paper is to analyze the role of error correction, seen as an intrinsic component of second language teaching, in the interaction between teacher and students in an English as a Foreign Language class. Moreover, it is intended to examine the extent to which the act of correcting a formal/linguistic error can constitute a moment of co-construction of target language knowledge. The research was done through the observation of English classes in a group attending the sixth semester of a university English language course. The data indicate that, through formal correction, the statements produced by the learners, even when linguistically inadequate, may be recontextualized and incorporated in the classroom discourse. On the other hand, the results point out that even when the interaction possesses traditional instruction characteristics (cf. Gil, 1999), target language knowledge may be constructed by teacher and learners.Resumo em Português:
Este artigo estuda o letramento do professor alfabetizador no semi-árido baiano. Mais especificamente, ele investiga os mecanismos lingüísticos e cognitivos envolvidos na retextualização da definição da pedagogia progressista por uma professora alfabetizadora formanda em Pedagogia. O pressuposto adotado é o de que a retextualização de textos escritos da ciência e da divulgação científica nos eventos de formação implica em reformulação, re-apropriação e representação social de definições especializadas em função da especificidade do contexto enunciativo. Nessa perspectiva, portanto, o estudo do evento de letramento da formação do professor, que visa ao ensino-aprendizagem dessas definições, deve ser orientado pelas seguintes questões: quais os mecanismos lingüísticos e cognitivos empregados pelo professor em formação para tornar familiares as noções teóricas ensinadas na Universidade? E, além disso, qual é o efeito do contexto de enunciação na (des)estabilização dessa definição e da sua representação social em enunciados escrito e oral gerados no e fora da Universidade?Resumo em Francês:
Cet article étudie les mécanismes linguistiques et cognitifs impliqués dans la construction de la définition de l'éducation par un maître en formation. On présuppose que la retextualisation de textes scientifiques écrits et de divulgation scientifique en événements de formation, implique la reformulation, l'appropriation et la représentation sociale des définitions spécialisées en fonction de la spécificité du contexte énonciatif. Dans cette perspective, cependant, l'analyse de l'événement formateur des maîtres, visant à apprendre des définitions théoriques, développent les questions suivantes: quels sont les mécanismes linguistiques et cognitifs employés pour rendre familières les notions théoriques apprises à l'université? Quel est l'effet du contexte d'énonciation dans la configuration de la définition et de la représentation sociale de l'objet?Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é discutir as implicações político-ideológicas nas construções lingüístico-discursivas do gênero discursivo televisual "Jornal Nacional", através da análise textual das editorias de maior freqüência, com base nos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos discursivos críticos, em especial aos trabalhos desenvolvidos por Norman Fairclough (1989,2001,2003). Os resultados apontam para a construção de discursos tecnologizados, por meio de uma linguagem sensacionalista, como estratégia de comercialização de notícias.Resumo em Inglês:
The aim of the this article is to discuss some important questions on the political-ideological implications inserted in the construction of the discourse of the newscast "Jornal Nacional". Through textual analyses of the editorials of major frequency, the results show the use of the language of sensationalism and "fait-divers" as a strategy of marketing the news. Thus it brings a new contribution to the debate around the theoretical status of Critical Discourse Analysis (Fairclough,2001).