Acessibilidade / Reportar erro
Trabalhos em Linguística Aplicada, Volume: 63, Número: 2, Publicado: 2024
  • O LITERÁRIO E O NÃO LITERÁRIO: EXPULSÕES, COOPTAÇÕES E ZONAS NEBULOSAS Apresentação

    Neves, Cynthia Agra de Brito; Birman, Daniela; Hardman, Francisco Foot
  • SUSSURROS, GRITOS E RESISTÊNCIAS ENREDADAS NO SLAM MINAS COIMBRA Dossiê

    Vidal, Saru

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo originou-se de uma apresentação que realizei no III Colóquio Internacional Exodus e GEDLit, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nele, apresento uma leitura do Slam das Minas Coimbra, fundado em 2020. Trata-se do primeiro Poetry Slam no contexto português a abordar especificamente as questões de género, raça e sexualidade, com ênfase na experiência da migração na sociedade pós-colonial portuguesa. À medida que avanço, realizo uma contextualização do território no qual o coletivo surge, evidenciando diversos contrastes sociais, incluindo as retóricas da modernidade/colonialidade ancoradas às práticas sociais, anualmente repetidas e ritualizadas, conhecidas como "praxes" (ou trotes). Posteriormente, abordo como o Slam das Minas Coimbra tateia feridas coloniais, possibilitando um olhar crítico sobre a criação da "Comunidade de Países de Língua Portuguesa". Considero este organismo como um instrumento do ideal da "lusofonia", que reaviva raízes neocoloniais. Por fim, partindo da inspiração de Gayatri Spivak, e da sua abordagem de utilizar a linguagem imaginativa para desmascarar o nacionalismo cultural, analiso como o poema "sem título" dA GRETA, artista independente imigrante brasileira, desconstrói a ficção colonial, alicerçada na poesia de Camões. Essa abordagem representa uma vertente anticamoniana imaginada pela artista. Destaco a instrumentalização da poesia slam para a transgressão da norma (culta e europeia) do português de Portugal, proporcionando espaço para a plurilinguística dos falantes de português na sociedade portuguesa pós-colonial.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article originated from a presentation I gave at the III International Colloquium Exodus and GEDLit at the State University of Campinas (UNICAMP). In it, I present an analysis of Slam das Minas Coimbra, founded in 2020. It is the first slam in the Portuguese context to specifically address issues of gender, race, and sexuality, with a focus on the experience of migration in post-colonial Portuguese society. As I progress, I provide a contextualization of the territory in which the collective emerges, highlighting various social contrasts, including the rhetoric of modernity/coloniality anchored in social practices, annually repeated and ritualized, known as "praxes" (or trotes). Subsequently, I delve into how Slam das Minas Coimbra probes colonial wounds, enabling a critical look at the creation of the Community of Portuguese Language Countries. I consider this organization as an instrument of the ideal of "lusophony," reviving neo-colonial roots. Finally, drawing inspiration from Gayatri Spivak and her approach to using imaginative language to unmask cultural nationalism, I analyze how the "untitled" poem by GRETA, an independent immigrant Brazilian artist, deconstructs colonial fiction, grounded in the poetry of Camões. This approach represents an anticamonian trend envisioned by the artist. I emphasize the instrumentalization of slam poetry to transgress the norm (cultured and European) of Portuguese from Portugal, providing space for the plurilingualism of Portuguese speakers in post-colonial Portuguese society.
  • AU REVOIR, COPA DO MUNDO DE SLAM: QUESTÕES DE GÊNERO, RAÇA E DECOLONIALIDADE NAS POESIAS-SLAMS DO SUL GLOBAL Dossiê

    Neves, Cynthia Agra de Brito

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo visa problematizar a participação de poetas na Copa do Mundo de Slam, campeonato mundial que ocorre anualmente em Paris. Em específico, pretende-se discutir questões de gênero, raça e decolonialidade nas performances poéticas de Bell Puã, slammer representante brasileira no evento de 2018, contrastando-as com outras performances de poetas europeus, brancos, cis, colonizadores, do Norte Global. Buscamos ainda defender o artivismo e o combarte como movimentos que envolvem os eventos de slams brasileiros e, por extensão, da América Latina e do Sul Global. Esta pesquisa, de cunho etnográfico, foi realizada in loco, no Grand Poetry Slam da França, em 2018 e em 2023, e no World Poetry Slam Championship (WPSC), campeonato mundial de slam realizado na Festa Literária das Periferias (FLUP), no Rio de Janeiro, em 2023. Os textos poéticos performados lá e cá revelam diferenças estéticas e, sobretudo, éticas, nas temáticas abordadas, o que se deve a fatores históricos, culturais e (geo)políticos que separam Norte e Sul Global.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper aims to problematize the participation of poets in the Grand Poetry Slam, a world championship that takes place annually in Paris. Specifically, it aims to discuss issues of gender, race, and decoloniality in the poetic performances of Bell Puã, the Brazilian slammer representing the 2018 event, contrasting them with other performances by European, white, cis, colonizing poets from the Global North. We also seek to defend artivism and combarte as movements that involve Brazilian slam events and, by extension, those in Latin America and the Global South. This ethnographic research was carried out on-site at the Grand Poetry Slam in France, in 2018 and 2023, and at the World Poetry Slam Championship (WPSC), held at the Literary Festival of the Peripheries (FLUP), in Rio de Janeiro, in 2023. The poetic texts performed here and there reveal aesthetic and, above all, ethical differences in the themes addressed, which are due to the historical, cultural, and (geo) political factors that separate the Global North and South.
  • UNI, DUNI, TÊ: IDENTIDADE E DRAMATICIDADE NAS MÚSICAS DE SOBREVIVENDO NO INFERNO, DOS RACIONAIS MC'S Dossiê

    Zeni, Bruno

    Resumo em Português:

    RESUMO A música dos Racionais MC's, um dos mais importantes grupos do rap brasileiro, retira sua força de um discurso contundente. O rap dos Racionais é uma poesia feita na periferia e que procura se dirigir à própria periferia, quebrada de origem de seus integrantes. Entretanto, seu alcance extrapola esse público de iguais para se voltar também a outros atores sociais. Isso ocorre por terem alcançado muito sucesso, mas também por razões formais características da estrutura das composições. Outro recurso ainda mais significativo é a caracterização de personagens atuando nas músicas, que incluem atores e interlocutores mais abrangentes. Nesse processo, o rap dos Racionais combina a construção de identidades a uma performance que encena e dramatiza posições narrativas e sociais. A partir do disco Sobrevivendo no Inferno (1997), a música do grupo convoca um público amplo e interpela o ouvinte, que precisa se posicionar em relação ao que escuta. O artigo se propõe a averiguar como as letras do grupo passaram a contribuir para esse alargamento do diálogo com os ouvintes. Duas composições, "Diário de um detento" e "Capítulo 4, versículo 3", são analisadas para entender como, ao dramatizar situações em que diferentes atores sociais se encontram, as músicas obrigam a assumir posições, a participar do drama, de um drama que é o drama das periferias, mas que é também o drama de todos, como essas músicas indicam, convocando não apenas a refletir, mas a participar do jogo de ação e fruição das composições.

    Resumo em Inglês:

    SUMMARY The music of the Racionais MC's, one of the most important Brazilian rap groups, draws its strength from a forceful discourse. Racionais' rap is poetry made in the periphery and aimed at the periphery itself, where its members come from. However, their reach extends beyond this audience of equals to other social actors. This is because they have achieved so much success, but also for formal reasons characteristic of the structure of the compositions. Another even more significant feature is the characterization of the characters acting in the songs, which include broader actors and interlocutors. In this process, Racionais' rap combines the construction of identities with a performance that stages and dramatizes narrative and social positions. From the album Sobrevivendo no Inferno (1997) onwards, the group's music appealed to a wide audience and challenged the listener, who had to position themselves in relation to what they were hearing. The article sets out to investigate how the group's lyrics have contributed to this broadening of the dialog with listeners. Two compositions, "Diário de um detento" ("Diary of a prisoner") and "Capítulo 4, versículo 3" ("Chapter 4, verse 3"), are analyzed in order to understand how, by dramatizing situations in which different social actors find themselves, the songs force people to take up positions, to take part in the drama, a drama that is the drama of the peripheries, but which is also the drama of everyone, as these songs indicate, inviting people not only to reflect, but to take part in the game of action and enjoyment of the compositions.
  • ENSAIO SOBRE O MAL (DILMA, ROSA) Dossiê

    Penna, Joao Camillo Barros de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo reconstitui o momento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a partir de sequências de documentários realizados sobre o fato e sobre ela, sobretudo de autoria de diretoras mulheres. O centro do artigo gira em torno de algumas considerações de Dilma sobre a noção de mal. Em seguida, faz-se uma leitura de certos trechos do romance de João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas, mencionado por Dilma em sua fala em um dos filmes. Momentos do romance foram usados por José Miguel Wisnik, em textos de intervenção, relacionando-os à história brasileira recente. O artigo termina com uma breve análise do motivo da guerra jagunça no romance de Rosa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article reconstitutes the moment of President Dilma Rousseff’s impeachment trial, taking as its cue sequences from documentaries made especially by women directors, about the facts and the president. The article is centered around some of Dilma Rousseff’s comments about the notion of evil. Next, the article reads some excerpts taken from João Guimarães Rosa’s novel, Grande Sertão: Veredas, mentioned by Rousseff in a conversation in one of the films. Passages from the novel had been used by José Miguel Wisnik on a few intervention pieces relating them to recent Brazilian history. The article closes with a brief analysis of the jagunço war motive in Guimarães Rosa’s novel.
  • O ROSTO, O NOME E A FALA: POÉTICAS E POLÍTICAS DA ESPECTRALIDADE NO ESCADÃO MARIELLE FRANCO Dossiê

    Palma, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo propõe refletir sobre a espectralidade como efeito de sentido político produzido por meio da arte urbana na montagem de um monumento popular em homenagem a Marielle Franco, na cidade de São Paulo. Para isso, o estudo buscou observar como algumas forças periféricas acionadas no movimento de luto e memória por Marielle foram moldadas semioticamente na intervenção artístico-ativista. As análises focam em três elementos que compõem o monumento: o rosto de Marielle no retrato fotográfico, o nome próprio e uma fala citada. Em termos teóricos, o texto articula discussões sobre luto, agência, espectralidade, memória, alteridade e perspectivas periféricas sobre referências e legado. O trabalho interpretativo mostra como esses elementos projetam a ideia de legado, indicializam a indignação, estimulam a mobilização por justiça e igualdade e promovem o confronto ético com a alteridade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The paper aims to reflect on spectrality as the political meaning effect produced using street art in a popular monument in honor of Marielle Franco, in São Paulo, Brazil. To accomplish this goal, the study sought to examine how some of the peripheral forces triggered by the movement of mourning and memory for Marielle were semiotically shaped in the artistic-activist intervention. The analysis focuses on three elements in the making of the monument: Marielle’s face in the portrait, her name, and a quote. The text articulates theoretical discussions on mourning, agency, spectrality, memory, alterity, and peripheral perspectives on references and legacy. The interpreting work points to the projection of the idea of legacy, the indexing of anger, the mobilization for justice and equality, and the ethical confrontation of otherness.
  • REPRESENTAÇÃO E AUTORREPRESENTAÇÃO NA OCUPAÇÃO DAS REDES, DAS RUAS E DOS DISCURSOS Dossiê

    Birman, Daniela

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo se dedica a examinar a articulação entre dois movimentos de contestação da representação, identificados nos domínios da política e da literatura. Refiro-me aqui aos questionamentos da democracia representativa que acompanhamos na série de protestos entre 2010-2013 e à discussão sobre a legitimidade das produções artísticas para representar integrantes de minorias diversas. Esses abalos da representação serão analisados, sobretudo, como pressões por alterações na chamada partilha do sensível (Rancière). Ao buscar traçar correspondências entre esses dois movimentos de contestação, destacarei suas ligações com modificações tecnológicas e discursivas de impacto, tais como o desenvolvimento da comunicação em rede, a expansão do discurso do testemunho e de suas formas próprias de subjetivação. Por fim, discutirei o risco dessa demanda por mudança na partilha do sensível resultar não na ampliação concreta da democracia nos domínios da política e da literatura, mas na criação de bolhas digitais e culturais caracterizadas pela homogeneidade e pela intransigência.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article is dedicated to examining the link between two movements challenging representation, identified in the fields of politics and literature. I am referring here to the questioning of representative democracy that was part of the series of protests between 2010-2013 and the discussion about the legitimacy of artistic productions to represent members of diverse minorities. These upheavals in representation will be analyzed above all as pressures for changes in the so-called distribution of the sensible (Rancière). In seeking to trace correspondences between these two movements of contestation, I will highlight their links with impactful technological and discursive changes, such as the development of network communication, the expansion of the discourse of testimony, and its forms of subjectivation. Finally, I will discuss the risk of this demand for change in the distribution of the sensible resulting not in the concrete expansion of democracy in the realms of politics and literature, but in the creation of digital and cultural bubbles characterized by homogeneity and intransigence.
  • DE “NÓS” PARA “A GENTE”: A NARRATIVA COLETIVA EM TORTO ARADO Dossiê

    Xing, Fan

    Resumo em Português:

    RESUMO Na literatura brasileira contemporânea, evidencia-se uma evolução da narrativa centrada no indivíduo para uma abordagem coletiva. Esta transição, no entanto, frequentemente se restringe a grupos específicos, criando barreiras na comunicação entre diferentes identidades. Recentemente, algumas obras de ficção no Brasil têm transcendido essa limitação, sendo Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, um exemplo notável. Este artigo investiga, por meio das teorias da “multidão”, de Hardt e Negri, e de análises linguísticas dos pronomes da primeira pessoa do plural, como Torto Arado consegue, ao focar em personagens femininas de um quilombo, abraçar uma inclusividade que “otencialmente une diversos gêneros, raças, classes e regiões. Argumenta-se que a transição da “escrita de nós” para a escrita da gente” simboliza um novo paradigma na narrativa coletiva, permitindo a inclusão de uma gama mais ampla de vozes e experiências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In contemporary Brazilian literature, there is a noticeable evolution from narratives centered on the individual to a collective approach. However, this transition often restricts itself to specific groups, creating barriers to communication among different identities. Recently, some works of fiction in Brazil have transcended this limitation, with Torto Arado (Crooked Plow) by Itamar Vieira Junior being a notable example. This article investigates, using Hardt and Negri’s theories of the “multitude” and linguistic analyses of first-person plural pronouns, how Torto Arado manages to embrace inclusivity by focusing on female characters from a quilombo, potentially uniting various genders, races, classes, and regions. It is argued that the transition from “escrita de nós” (exclusive we-narrative) to “escrita da gente” (inclusive we-narrative) symbolizes a new paradigm in collective narrative, allowing for the inclusion of a broader range of voices and experiences.
  • ESCRITAS FRAGMENTÁRIAS NA LITERATURA LATINO-AMERICANA Dossiê

    Olmos, Ana Cecilia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo propõe uma indagação sobre as escritas fragmentárias frequentadas por autores da América Latina nos séculos XX e XXI. Trata-se de práticas de escrita que se configuram no trânsito entre a anotação, a crônica, o diário e o ensaio, num movimento discursivo que tende a apagar as distinções entre literatura e vida. Ainda que a fragmentação seja reconhecível como estratégia discursiva crítica de uma modernidade literária que, como diz Jacques Rancière, fez da corrosão do próprio conceito de literatura seu fundamento, cabe colocar a pergunta acerca das inflexões que ela assume nos dias de hoje, em que a literatura parece abandonar seus foros específicos e, em um movimento de identificação com a experiência e o mundo, colocar em xeque a autonomia estética. Em diálogo com uma reflexão teórica sobre as escritas fragmentárias, que contempla os aportes de Lacoue-Labarthe, Nancy, Barthes, Blanchot e Rancière, o artigo traça um percurso por escritas fragmentárias da América Latina que convoca os nomes de Macedonio Fernández, Ricardo Piglia, Salvador Elizondo, Mario Levrero, dentre outros autores.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article proposes an inquiry into the fragmentary writings frequented by authors from Latin America in the 20th and 21st centuries. These are writing practices that are configured in the transit between notes, chronicles, diaries and essays, in a discursive movement that tends to erase the distinctions between literature and life. Even though fragmentation is recognizable as a critical discursive strategy of a literary modernity that, as Jacques Rancière says, made the corrosion of the concept of literature its foundation, it is worth asking the question about the inflections it takes on nowadays when literature seems to abandon its specific forums and, in a movement of identification with experience and the world, call aesthetic autonomy into question. In dialogue with a theoretical reflection on fragmentary writings, which includes contributions from Lacoue-Labarthe, Nancy, Barthes, Blanchot and Rancière, the article traces a path through fragmentary writings from Latin America that calls on the names of Macedonio Fernández, Ricardo Piglia, Salvador Elizondo, Mario Levrero, among other authors.
  • A GEOPOÉTICA DA LAMA: DOS ALAGADOS DO MANGUE A UMA ESTÉTICA DE RESISTÊNCIA Dossiê

    Soares, Camilo

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da geopoética, esse artigo busca introduzir o conceito mais específico da geopoética da lama como forma relevante de abordagem analítica estética para a percepção do estresse ambiental e social do mundo contemporâneo. Para tanto, buscamos, em diversas manifestações artísticas brasileiras, como a poesia, a música, o cinema e as artes visuais, exemplos em que a materialidade e a simbologia da lama são usadas para revelar uma miséria que reflete, de certa forma, o descompasso entre o ser humano e o meio ambiente. Tal descompasso está na reflexão de pensadores de distintas áreas, como o médico e geógrafo Josué de Castro, o poeta e professor Michel Collot, o filósofo Gaston Bachelard, o sinólogo Augustin Berque e os pensadores indígenas Davi Kopenawa e Ailton Krenak. Essa reflexão sobre os espaços atuais acaba revelando as cargas racista e colonial que ainda imperam em suas organizações e ocupações, como apontam Silvio Almeida e Enrique Dussel. No entanto, embora seja indício dessa violência, observamos que a lama possui, devido ao poder de expressão artística de sua elasticidade formal e simbólica, potência política não apenas para denunciar mazelas socioambientais como também para propor resistências e possibilidades, que passam também pela consciência por meio da sensibilização e pela reconciliação do ser humano com seu meio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Based on geopoetics, this article seeks to introduce the more specific concept of geopoetics of mud as a relevant form of an aesthetic analytical approach to the perception of environmental and social stress in the contemporary world. To this end, we sought, in various Brazilian artistic expressions, such as poetry, music, cinema, and visual arts, examples in which the materiality and symbolism of mud are used to reveal poverty and misery that reflect, in a certain way, the mismatch between human beings and the environment. This disconnection is reflected in the meditations of academicians from different areas, such as the doctor and geographer Josué de Castro, the poet and professor Michel Collot, the philosopher Gaston Bachelard, the sinologist Augustin Berque as well as the indigenous thinkers Davi Kopenawa and Ailton Krenak. This reflection on current spaces ends up revealing the racist and colonial burden that still prevails in their organizations and occupations, as Silvio Almeida and Enrique Dussel point out. However, although it is an indication of this violence, we observe that mud has, through the power of artistic expression on its material and symbolic elasticity, political power not only to denounce socio-environmental problems but also to propose resistance and possibilities, which also involve awareness through sensibility and reconciliation of human beings with their environment.
  • BREVES COMENTÁRIOS SOBRE “DESIGUAL E COMBINADO” NAS RELAÇÕES INTERCULTURAIS CONTEMPORÂNEAS Dossiê

    Hardman, Francisco Foot

    Resumo em Português:

    RESUMO Em diálogo com algumas perspectivas críticas das ciências humanas – notadamente, teoria econômica, história social, ciência política e sociologia da cultura – esse trabalho se alinha com uma revisão de antigas dicotomias e dualismos, incapazes de acompanhar as relações interculturais contemporâneas. Tendo como referências principais países como Brasil e China, aponta para outras possibilidades de exame do que se convencionou denominar “desigual e combinado” nas paisagens culturais atuais, em meio a crises socioambientais planetárias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In dialogue with some critical perspectives from the human sciences – notably, economic theory, social history, political science, and sociology of culture – this work aligns with a review of old dichotomies and dualisms, incapable of keeping up with contemporary intercultural relations. Taking countries such as Brazil and China as main references, it points to other possibilities for examining what is conventionally called “unequal and combined” in current cultural landscapes, amid planetary socio-environmental crises.
  • DANDO FORMA À MINHA IDENTIDADE PROFISSIONAL POR MEIO DA PESQUISA NARRATIVA: SER UM GUIA AO LADO NÃO É SUFICIENTE Artigos

    Souza, Valeska Virgínia Soares

    Resumo em Português:

    RESUMO Nesta pesquisa narrativa, narro e componho sentidos de uma experiência como professora de inglês durante um curso que integrou premissas de gamificação e jogos digitais para promover o engajamento e a participação central dos alunos. Começo explicando o contexto em que a pesquisa foi realizada e apresentando os motivos da minha pesquisa. Em seguida, analiso a tarefa proposta, na qual os alunos responderam a um questionário sobre as características que, se tivessem a chance, gostariam de manter ou mudar em mim como sua professora de inglês. Suas respostas basearam a escrita de um poema, que mostrou a necessidade de eu sair do centro das atenções. A experiência seguinte narrada foi a de fazer com que meus alunos gamificassem sua prova oral final enquanto eu tentava guiá-los. Aprendi que o protagonismo deles conduziu ao engajamento e a uma atitude positiva em relação ao processo de aprendizagem. Também compreendi que meu desejo de estar ao lado e não em uma posição central não era suficiente. Ter vivido a experiência junto com eles foi o que me despertou para rever continuamente minha identidade profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this narrative inquiry, I narrate and compose meaning of an experience as an English teacher who designed a course that integrated premises of gamification and digital gaming to foster students’ engagement and central participation. I begin by explaining the context in which the research took place and presenting the reasons for my proposal. Subsequently, I go over the task proposed, where students answered a questionnaire on the traits they would like to keep or change in me as their English teacher, given the chance. Their answers based the writing of a poem, which showed the need for me to step off the spotlight. The following experience narrated was having my students gamify their final oral test while I tried to be the guide on the side. I learned their central participation led to engagement and a positive attitude towards the learning process. I also understood that my urge to be a guide on the side and not a sage on stage was not enough. What really awoke me to continuously review my professional identity was having lived the experience together with them.
  • ENSINO DE UNIDADES FRASEOLÓGICAS E COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL NA DIDÁTICA DO ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ABORDAGEM PRAGMALINGUÍSTICA Artigos

    Simón, Yessy Villavicencio; Melian, Ivan Gabriel Grajales

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo é estabelecer a dinâmica do processo de ensino e aprendizagem das unidades fraseológicas, em virtude da formação de competência lexical no estudante de espanhol como língua estrangeira, da Universidade de Oriente, Santiago de Cuba. Uma análise qualitativa da literatura é realizada dentro do paradigma interpretativo, o que levou a uma investigação das referências teóricas à didática das unidades fraseológicas em espanhol como língua estrangeira e à noção de competência lexical (GÓMEZ MOLINA, 2000; RUIZ GURILLO, 2000; NAVARRO, 2003; MADRID, 2002; BARALO, 2006; CORTINA, 2009; LÓPEZ VÁZQUEZ, 2010; VILLAVICENCIO SIMÓN, 2011; LEAL RIOL, 2012; VILLAVICENCIO SIMÓN; GRAJALES MELIAN, 2012; TIMOFEEVA, 2013; ALESSANDRO, 2015; SARACHO, 2015; SZYNDLER, 2015; GONZÁLEZ, 2016; VILLAVICENCIO SIMÓN; TARDO; CAUSSE, 2020; AGUILERA GÁMEZ; VILLAVICENCIO SIMÓN, 2021; VILLAVICENCIO SIMÓN; GRAJALES MELIAN, 2021a, b; SIMÓN; MELIAN; CATHCART, 2022; VILLAVICENCIO SIMÓN; GRAJALES MELIAN, 2022) em relação à comunicação intercultural (SOCORRO CASTILLO, 2005; FERNÁNDEZ DOMECQ; VILLAVICENCIO SIMÓN; RIVERO CRUZ, 2019; VILLEGAS PAREDES, 2016; VILLAVICENCIO SIMÓN; RIVERO; FERNÁNDEZ, 2018; GONZÁLEZ, 2019; VILLAVICENCIO SIMÓN et al., 2021; VILLAVICENCIO SIMÓN; CRUZ; DOMECQ, 2022). É oferecida uma caracterização pragmalinguística da dinâmica do processo de ensino e aprendizagem de unidades fraseológicas para enriquecer a competência lexical do aprendiz não falante de espanhol, com base nas premissas estabelecidas acima. Como conclusão, é indicada a relevância de continuar a expandir as diferentes posições teóricas e metodológicas relativas à revalorização da dimensão pragmalinguística das unidades fraseológicas no planejamento didático do espanhol como língua estrangeira, com o objetivo de promover a comunicação intercultural em uma situação de imersão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of the study is to establish the dynamics of the teaching and learning process of the phraseological units, by virtue of the formation of lexical competence in the student of Spanish as a foreign language, at the University of Oriente, Santiago de Cuba. A qualitative literature review analysis is carried out within the interpretative paradigm, which has led to an investigation of the theoretical references to the didactics of phraseological units in Spanish as a foreign language and the notion of lexical competence (GÓMEZ MOLINA, 2000; RUIZ GURILLO, 2000; NAVARRO, 2003; MADRID, 2002; BARALO, 2006; CORTINA, 2009; LÓPEZ VÁZQUEZ, 2010; VILLAVICENCIO SIMÓN, 2011; LEAL RIOL, 2012; VILLAVICENCIO SIMÓN; GRAJALES MELIAN, 2012; TIMOFEEVA, 2013; ALESSANDRO, 2015; SARACHO, 2015; SZYNDLER, 2015; GONZÁLEZ, 2016; VILLAVICENCIO SIMÓN; TARDO; CAUSSE, 2020; AGUILERA GÁMEZ; VILLAVICENCIO SIMÓN, 2021; VILLAVICENCIO SIMÓN; GRAJALES MELIAN, 2021a, b; SIMÓN; MELIAN; CATHCART, 2022; VILLAVICENCIO SIMÓN; GRAJALES MELIAN, 2022) in relation with the intercultural communication (SOCORRO CASTILLO, 2005; FERNÁNDEZ DOMECQ; VILLAVICENCIO SIMÓN; RIVERO CRUZ, 2019; VILLEGAS PAREDES, 2016; VILLAVICENCIO SIMÓN; RIVERO; FERNÁNDEZ, 2018; GONZÁLEZ, 2019; VILLAVICENCIO SIMÓN et al., 2021; VILLAVICENCIO SIMÓN; CRUZ; DOMECQ, 2022). A pragmalinguistic characterisation of the dynamics of the teaching and learning process of phraseological units to enrich lexical competence in the non-Spanish-speaking learner is offered, on the basis of the foundations provided. By way of conclusion, the relevance of continuing to expand the different theoretical and methodological positions regarding the revaluation of the pragmalinguistic dimension of phraseological units in the didactic planning of Spanish as a foreign language, with the aim of fostering intercultural communication in a situation of immersion is indicated.
  • DA LINGUÍSTICA SAUSSURIANA À SEMIÓTICA SOCIAL: O CONCEITO DE MULTIMODALIDADE SOB ESCRUTÍNIO Artigos

    Pinheiro, Petrilson

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é escrutinar a noção de multimodalidade por meio de uma discussão teórica que busque reapresentar, problematizar e reformular conceitos a ela subjacentes e que lhe dão sustentação, como recurso semiótico, elemento semiótico, sistema semiótico, propiciação modal e modalidade semiótica. Para tanto, parte-se das noções de língua e linguagem, fala, signo, significante e significado, de Ferdinand de Saussure (SAUSSURE, 2006 [1916]), e de suas reapropriações por Émile Benveniste (BENVENISTE, 1976 [1966]) e Roland Barthes (BARTHES, 1990 [1982]); em seguida, discutem-se mais especificamente as contribuições de Gunther Kress e Theo van Leeuwen para a Semiótica Social (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; KRESS, 2010), com o intuito de formular um conceito de multimodalidade com base em premissas que possam estabelecer critérios para as modalidades semióticas, não apenas para explicar, de alguma forma, o amplo e (não raro) uso indiscriminado de conceitos e expressões pouco esclarecedores em textos acadêmicos, mas, sobretudo, para contribuir teoricamente para o campo de estudos da linguagem e para a formulação de documentos relacionados à área de Educação, em que a multimodalidade tem estado cada vez mais presente.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to scrutinize the notion of multimodality through a theoretical discussion that seeks to re-present, problematize and reformulate concepts that underlie and support it, such as semiotic resource, semiotic element, semiotic system, modal affordance and semiotic modality. To do so, one starts from the concepts of language (both língua and linguagem), speech, sign, signifier and signified, by Ferdinand de Saussure (SAUSSURE, 2006 [1916]), and their reappropriation by Émile Benveniste (BENVENISTE, 1976 [1966]) and Roland Barthes (BARTHES, 1990 [1982]); then, one discusses more specifically the contributions from Gunther Kress and Theo van Leeuwen for Social Semiotics (KRESS & VAN LEEUWEN, 2006 [1996]; KRESS, 2010), so as to formulate a concept of multimodality based on premises that can establish criteria for semiotic modalities, not just to explain, in some way, the wide and (not rare) indiscriminate use of concepts and expressions in academic texts that are not very enlightening, but, above all, to theoretically contribute to the field of language studies and to the formulation of documents related to the area of Education, in which multimodality has been increasingly present.
  • EXPECTATIVAS E CRENÇAS DE DOUTORANDOS SOBRE O GÊNERO PROJETO DE TESE Artigos

    Alves Filho, Francisco

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é discutir as crenças e percepções de doutorandos das áreas de Linguística, Literatura e História em relação ao conhecimento de gênero envolvidos na elaboração de projetos de tese submetidos a seleção para ingresso em curso de doutorado. A pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos e metodológicos dos Estudos Retóricos de Gêneros (ERG), especialmente na visão de que os gêneros possuem uma realidade sociorretórica (MILLER, 1984; DEVITT, 2004) e sociocognitiva (BERKENKOTTER; HUCHIN, 2016; TSENG, 2012), a qual pode ser percebida através das expectativas genéricas e crenças dos usuários de um gênero específico. Em função de projetos de pesquisa, em geral, incluindo projetos de tese, caracterizarem-se como um gênero ocluso, as crenças e expectativas diferem bastante entre os doutorandos acerca das práticas de leitura e de escrita de projetos, tendo sido observadas formas um tanto inusitadas, não esperadas na literatura que tematiza práticas de leitura e escrita de deste gênero. Por outro lado, também reconhecemos crenças similares, como a percepção de que projetos de tese podem ser vistos como um “trampolim operacional e prospectivo” para o gênero tese de doutorado, de modo que o seu processo de elaboração envolve ações retórico-discursivas prospectivas para o desenvolvimento de ideias e ações esboçadas em termos de planejamento.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The purpose of this article is to discuss the beliefs and perceptions of doctoral students in the areas of Linguistics, Literature and History, in relation to genre knowledge involved in the elaboration of thesis projects undergone to selection for admission to a doctoral course. The research is based on the theoretical and methodological assumptions of Rhetorical Studies of Genres, especially in the views that genres have a socio-rhetorical (MILLER, 1984; DEVITT, 2004) and socio-cognitive reality (BERKENKOTTER; HUCHIN, 2016; TSENG, 2012), which can be perceived through the generic expectations and beliefs of users of a specific genre. Probably due to projects being an occluded genre, beliefs and expectations differ greatly among doctoral students about the practices of reading and writing projects, having been observed quite unusual forms, and not expected in the literature that deals with projects, on practices of reading and writing projects, as well as strategies consistent with the literature on the genre of research project. On the other hand, we also recognize similar beliefs, such as the perception that thesis projects can be seen as an operational and prospective springboard for the doctoral thesis genre, so that its elaboration process involves prospective rhetorical-discursive actions for the development of ideas and actions outlined in terms of planning.
  • EVIDÊNCIAS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM PROGRAMA DE FORMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Artigos

    Freitas, Mirella de Oliveira; Silva, Wagner Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de análise documental, embasada principalmente em teóricos da Educação em Ciência de origem diversa, sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada (LA). Investiga-se um conjunto de atividades propostas e aplicadas no ensino de escrita acadêmica, no período de 2011 a 2021, no contexto do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo foi identificar evidências do trabalho pedagógico com práticas e conhecimentos atrelados às ciências, e problematizar representações e discursos sobre ciências, a partir de atividades didáticas do componente curricular dedicado à educação linguística no programa mencionado. Como resultados, divisaram-se possibilidades de se ampliarem as abordagens promotoras da educação científica, principalmente mediante encaminhamentos didáticos que envolvam mais diretamente os estudantes em práticas investigativas ou no pensar cientificamente. Além disso, vê-se um contexto bastante fecundo para se dar visibilidade às pesquisas realizadas por cientistas no campo dos estudos linguísticos ou linguísticos aplicados, realçando-se o compromisso de pesquisas aí realizadas com demandas investigativas sempre emergentes na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work results of a qualitative research study conducted through document analysis, primarily grounded in Education in Science theorists from various backgrounds, under the interdisciplinary perspective of Applied Linguistics (AL). It investigates a set of activities proposed and implemented in the teaching of academic writing from 2011 to 2021 within the context of the Interdisciplinary Higher Education Program (ProFIS) at the State University of Campinas (Unicamp). The objective was to identify evidence of pedagogical work with practices and knowledge related to the sciences and to critically examine representations and discourses about sciences based on didactic activities in a linguistic education component of the mentioned program. The results revealed possibilities to broaden approaches that promote scientific education, particularly through didactic strategies that more directly involve students in investigative practices or scientific thinking. Additionally, it presents a highly fertile context for showcasing research conducted by scientists in the field of linguistic studies or applied linguistics, emphasizing the commitment of research conducted there to ever-emerging investigative demands in society.
  • EMOÇÕES, BEM ESTAR E ROTINA DE TRABALHO DE FORMADORES DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS Artigos

    Figueiredo, Eduardo Henrique Diniz de; Kluge, Denise; Stürmer, Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO Apesar do crescente número de pesquisas sobre emoções na Linguística Aplicada, poucas delas têm focado em questões relacionadas às emoções de formadores de professores de línguas. Neste artigo, apresentamos os resultados de um estudo qualitativo que investiga as perspectivas de tais formadores (em duas universidades públicas brasileiras) acerca de suas rotinas, bem estar e qualidade de vida em seus espaços de trabalho. O material empírico foi gerado através de questionários e entrevistas com 18 e 13 participantes, respectivamente. Os resultados apontam para três temas principais: a) como o espaço da universidade é imaginado, o que é geralmente dito/não dito sobre ele; b) identidades relacionadas ao tempo; e c) relações entre agência, culpa e prazer.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In spite of growing scholarship addressing emotions in Applied Linguistics, little research has focused on emotional issues of language teacher educators. In this article, we present the results of a qualitative study investigating the perspectives of such educators (from two public universities in Brazil) regarding their work routines, wellbeing and quality of life in their workspaces. Data were generated through questionnaires and interviews with 18 and 13 participants, respectively. Results point to three major themes: a) how the university workspace is imagined, and what is often said/unsaid about it; b) time-based identities; and c) relations between agency, guilt and pleasure.
  • TRAJETÓRIA TEXTUAL E ANÁLISE DISCURSIVA DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NO SENADO Artigos

    Coelho, Jaqueline; Magalhães, Izabel

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo é dedicado à análise das práticas sociais com base nos discursos presentes nos textos que culminaram nas audiências públicas interativas no Senado Federal sobre a Sugestão nº 15, de 2014, que “prevê a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação pelo Sistema Único de Saúde – SUS”. O corpus desta análise compõe-se da trajetória textual que levou à realização de audiências públicas, um processo de encadeamento de textos. A análise das práticas sociais com base nos discursos presentes nos textos que culminaram nas audiências públicas contribui para a compreensão geral das práticas legislativas e de lutas hegemônicas. O estudo baseia-se principalmente nos pressupostos da Análise de Discurso Crítica (ADC) e nos Novos Estudos de Letramento articulados com os aportes dos estudos das relações raciais, sobretudo dos feminismos negros. Os resultados revelam o protagonismo da linguagem e o potencial de textos agirem como agentes sociais em contextos de cerceamento de direitos à cidadania das mulheres, além do foco reprodutivo e transformacional desses textos nas hibridações das práticas sociais atuais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article is dedicated to the analysis of social practices based on the discourses present in the texts that culminated in interactive public hearings in the Federal Senate on Suggestion No. 15/2014, which “provides for the decriminalization of abortion until the 12th week of pregnancy by the Unified Health System – SUS”. The corpus of this analysis is composed of the textual trajectory that led to public hearings, a process of text chaining. The analysis of social practices based on the discourses present in the texts that culminated in public hearings contributes to the understanding of legislative practices and hegemonic struggles. The study is based primarily on the assumptions of Critical Discourse Analysis and the New Literacy Studies supported by contributions from racial relations studies, especially from black feminisms. The results reveal the protagonism of language and the potential of texts to act as social agents in contexts of curtailing women’s rights to citizenship, as well as the reproductive and transformational focus of these texts on the hybridizations of current social practices.
  • O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERCULTURAL EM ALUNOS ENVOLVIDOS EM INTERAÇÃO VIA TELETANDEM Artigos

    Dutra, Anelise Fonseca; Ferreira, Michael J.

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo tem como objetivo fazer um levantamento de momentos de troca intercultural entre alunos americanos e brasileiros em interação via teletandem, bem como verificar como esses momentos de desenvolvimento da competência intercultural são percebidos por esses alunos via escritos semanais em um blog. Como base, tomaremos a definição de aprendizagem intercultural de Borghetti e Beaven (2015), que considera que a interculturalidade é coconstruída durante a interação, isto é, que a interação entre pessoas de culturas diferentes é potencialmente um momento de desenvolvimento da competência intercultural. Os resultados iniciais, baseados na leitura e análise dos blogs escritos pelos alunos americanos após cada sessão de Teletandem, mostram que esses alunos fazem uso dos três tipos de sequência de interação descritos. Isso parece apontar para o fato que, além do desenvolvimento linguístico, os alunos estão tendo a oportunidade de desenvolver sua competência intercultural. O acompanhamento das escritas ao longo do semestre letivo mostra que houve um aumento significativo de momentos em que os alunos explicaram aos seus companheiros aspectos da sua cultura, assim como de momentos em que já conseguiam expressar sua compreensão dos aspectos da outra cultura. Desde o primeiro blog foi registrada a tentativa de adaptação à contribuição do outro, como na busca dos temas a discutir (é necessário ressaltar que essas sessões de interações acontecem de forma autônoma sem um direcionamento por parte de professores em ambos os lados da interação) e nas opiniões sobre os assuntos apresentados. O contato regular entre os alunos tornou esse aspecto cada vez mais tranquilo para todos os participantes pesquisados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This Project has as its objective study the moments of intercultural Exchange among Brazilian and American students via Teletandem interaction, as well verify how these moments of development of intercultural competence are perceived by these students in their weekly blog writings. It is grounded in Borghetti and Beaven’s (2015) definition of intercultural learning who consider that interculturality is co constructed during interaction, that is, that the interaction of people from different cultures is potentially a moment of development of intercultural competence. Initial results, based on the reading and analyses of blogs written by American students after each Teletandem interaction, show that they make use of the three different sequences, It points to the fact that, besides the linguistic development, the students are having the opportunity to develop their intercultural competence. The blogs written along the semester show that there has been a significant increase in moments when students have explained aspects if their culture to their partners, as well as moments in which they could already explain their understanding of their partner’s culture. Since the first blog it was possible to notice the attempt to adapt to the contribution of their partners as in the search for topics to discuss (it is necessary to highlight that these interactions happen in an autonomous way without a direct guidance by the professors from each country) and in their opinions about the subjects discussed. The regular contact among the students has made this aspect very easy for all participants.
UNICAMP. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) Unicamp/IEL/Setor de Publicações, Caixa Postal 6045, 13083-970 Campinas SP Brasil, Tel./Fax: (55 19) 3521-1527 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: spublic@iel.unicamp.br