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Violência rural e bandoleirismo na Patagônia

Resumos

O artigo analisa a violência na área rural da Patagônia argentina no final do século XIX e no começo do século XX, ao examinar o mundo do crime numa situação de fronteira, cujo processo de controle e coerção era assumido pelo Estado, sob o olhar atento das classes dominantes argentinas. Bandidos "lendários", venerados por suas ações criminosas; bandidos "estrangeiros", ou chilenos, além daqueles pertencentes às comunidades indígenas, são investigados a partir da perspectiva de Eric Hobsbawm, o que permite identificar no interior do universo bandoleiro da região patagônia, os chamados "bandidos sociais".

Argentina; Patagônia; violência; bandoleirismo; bandidos sociais.


The article analyzes the violence in the rural area of the Argentine Patagonia in the late nineteenth and early twentieth centuries, the crime world in a frontier situation and the process of coercion and control assumed by the state, under the watchful eye of the ruling class in Argentina. Legendary bandits, reverenced by their criminal actions; "foreigners", or Chilean, bandits, besides those belonging to indigenous communities, are investigated from the perspective of Eric Hobsbawm, allowing the identification within the banditry universe of Patagonia, the called "social bandits".

Argentine; Patagonia; violence; banditry; social bandits.


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  • VANDERWOOD, Paul J. Los bandidos de Manuel Payno. Historia Mexicana, v. XLIV, julho-setembro, 173. México: El Colegio de México, 1994.
  • 1
    O presente estudo foi originalmente escrito para a intervenção do autor na mesa-redonda "Margens do rural", no âmbito do Simpósio Internacional História e Margem, promovido pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre 18 e 20 de outubro de 2010.
  • 2
    Porfiriato: referência ao longo período do governo de Porfírio Díaz (1830-1915), presidente do México, entre 1884 e 1911 (Nota do Editor). Ver VANDERWOOD, Paul J. Los bandidos de Manuel Payno. In: Historia Mexicana, v. XLIV, julho-setembro, 173, El Colegio de México, México, 1994, p. 130.
  • 3
    ARGERI, Maria E. e GHÍA, Sandra. Resistiendo a la Ley: ámbitos peligrosos de sociabilidad y conducta social. Goberna-ción de Rio Negro, 1880-1930. Anuario do IEHS, VIII, Tandil, 1993.
  • 4
    Juan Bautista Vairoleto (1894-1941). Juntamente com Isidro Velázquez e David Segundo "Mate Cosido" Peralta, ele é figura destacada entre os bandoleiros do século XX. Vairoleto viveu na ilegalidade durante as décadas de 20 e 30. Em 1919, matou um agente policial de La Pampa. Depois de ter passado um tempo na prisão, serviu como segurança de um comitê do partido Unión Civica Radical. Já sem a proteção política, assaltou vários estabelecimentos e armazéns rurais, buscando refúgio entre camponeses e colonos. Manteve vínculos com grupos anarquistas e em 1937, juntamente com "Mate Cosido", assaltou a empresa inglesa La Forestal, no território do Chaco. Suas ações se estenderam por todo o centro-sul da região pampeana e parte do norte da Patagônia.
  • 5
    Na Argentina, foi o pesquisador Marcelo Gavirati que conseguiu fazer uma reconstituição da passagem pela Patagônia da dupla formada por Cassidy e Kid. Esses estudos foram atualizados no livro Buscados en la Patagonia, La Bitácora Patagónica. Buenos Aires: Patagonia Sul Libros, 2005.
  • 6
    Um cronista policial assim registrou uma dessas ações: "O lugarejo denominado Paso Chacabuco - pertencente a Paso Flores, na qual reside uma numerosa população trabalhadora - tornou-se, nos últimos dias, o novo cenário de uma dessas tragédias misteriosas de que vem sendo vítima o território, profundamente afetado pela magnitude dos sangrentos acontecimentos que com desesperante frequência vem sendo produzidos em seu seio, e na qual o chumbo homicida foi miseravelmente conjugado com seu mais vil e vergonhoso destino, tomando de surpresa a tranquilidade familiar de lares felizes que hoje vivem a odisseia fúnebre do mais áspero e doloroso luto, sacrificando, com segurança, vidas preciosas de homens úteis à sociedade e dignos de consideração para todos. No acontecimento de Paso Chacabuco caíram sob a violência mortal do projétil sinistro, disparado traiçoeiramente, três homens valorosos, cujas vidas honestas, dedicadas a dar ao ambiente em que atuavam melhores perspectivas de progresso, moviam-se ao calor dos sãos ideais e cumpriam um destino benfeitor dentro da esfera de suas energias". La Nueva Era, Carmen de Patagones-Viedma, 21 de abril de 1928, p. 2.
  • 7
    La Nueva Era, Carmen de Patagones - Viedma, 28 de abril de 1928, p. 1.
  • 8
    Río Negro, General Roca, 30 de junho de 1932.
  • 9
    LAPALMA, Oscar Fermín. Leyenda do Limay. Impresiones de um raid náutico por los ríos Limay y Negro. Buenos Aires: Talleres Gráficos Porter, 1934, p. 106-107.
  • 10
    Oscar Fermín Lapalma, funcionário da Justiça letrada do norte da Patagônia reportava-se aos fatos que Juan Bautista Vai-roleto havia protagonizado, referindo-se a ele como "um simples criminoso", muito distante de uma figura que merecesse destaque. O cronista fazia uma menção especial a Vairoleto por ter sido responsável pelo assassinato, a sangue frio, de um vendedor ambulante. Suas palavras - ao contrário de muitos - negavam qualquer condescendência ao bandoleirismo destas regiões: "Aqui está a famosa 'façanha' do famoso bandoleiro, ao qual se atribui um valor temerário. Não, esse bandido deve ser como todos, sanguinário e covarde, com mais astúcia [talvez] ou mais sorte do que outros para iludir a ação policial". Río Negro, General Roca, 30 de junho de 1932, p. 3.
  • 11
    Os jornais da região do Rio Negro deram ampla cobertura aos acontecimentos. El Tribuno e o Río Negro dedicaram várias colunas, em fins de outubro e princípios de novembro, em que davam conta do trajeto de Elmes. Passados quase 70 anos de sua morte, alguns moradores de General Roca asseguram que o ex-companheiro de Vairoleto faleceu depois de levar uma vida sem sobressaltos, trabalhando em uma tapeçaria da cidade. O mito de que o bandoleiro nunca morre está presente nesses depoimentos.
  • 12
    "Assim como são atribuídas aos seus crimes as qualidades de amoral, feroz e aventureiro, a superstição popular vê neles características de crente religioso, caridoso, valente, engenhoso, quando não de santo varão de uma virtude extemporânea e caprichosa, como [é o caso] de Bazán Frias". In: Revista de Criminología, tomo XIII. Buenos Aires, 1926, p. 36. Sabe-se que, anos mais tarde, o mesmo acontecerá com figuras como Vailoreto e Mate Cosido.
  • 13
    O conceito de bandoleiros santificados foi tomado de Hugo Chumbita, maior especialista na vida e na obra de Vairo-leto. Chumbita afirma: "O fenômeno espontâneo da canonização centra-se em figuras menos notórias, como se tais crenças desempenhassem um papel compensatório, resgatando do esquecimento os heróis mais humildes". In: Jinetes Rebeldes. Buenos Aires: Vergasse, 2000, p. 218.
  • 14
    De acordo com os censos nacionais, o peso dos imigrantes chilenos em Neuquén era esmagador. O censo de 1895 reve-lou a presença de 61,2 % de chilenos no total da população do território, enquanto que o de 1914 refletia o início de um processo de retração desse contingente. Para esse ano, o contingente transandino situou-se em torno de 40,9 %. No censo territorial seguinte, em 1920, o percentual de população chilena foi de 35,6 %. Se bem que é certo que essa diminuição relaciona-se à argentinização dos descendentes de muitos desses chilenos, a chegada de argentinos provenientes de outros territórios e províncias e a presença de imigrantes de origem europeia fizeram com que 86,15 % dos estrangeiros assentados na região ainda fossem de origem transandina. Por outro lado, se se observa a incidência dos nascidos no Chile no total da população estrangeira, a ausência de outras nacionalidades diferentes da chilena entre os implicados em ações criminosas deve ser explicada por sua limitada participação no panorama demográfico da região. Efetivamente, em 1895 a população chilena representava 98,32 % do total dos estrangeiros e sua participação continuou sendo significativa nos censos seguintes: no de 1914 foi de 88,64 % e nos censos territoriais de 1920 e 1931, foi de 86,15 % e de 78,63 % respectivamente. Cf. Crisafulli, Gustavo e Bertani, Luis, La evolución de la población neuquina 1894-1947, Neuquén, 1991, mimeo. e Frapiccini, Alina et alii. Migración y fluctuaciones del mercado de trabajo: los trabajadores chilenos de Neuquén, 1884.1930. Estudios Migratorios Latinoamericanos, n. 30. Buenos Aires, agosto de 1995.
  • 15
    Memória do governador Lisandro Olmos, 1900, p. 490.
  • 16
    Río Neuquén, Chos Malal, ano 1, n. 2, 1900, p. 1.
  • 17
    Citado por Graciela Noelia Suarez, "La policía en la región andina rionegrina: los cuerpos especiales y la incorporación de particulares". Apresentação feita na VIII Jornadas Interescolas/Departamentos de História. Salta, 2001.
  • 18
    "Os bandidos, em seus esconderijos dos dois lados das linhas fronteiriças, estão certos de que ali nenhum perigo os ame-aça, e quando se apresentam circunstâncias propícias para realizar seus malfeitos, sem que as autoridades policiais possam impedi-los, caem sobre os povoados - fazendas, casas de comércio -, matam homens e crianças, sequestram mulheres, roubam gado, e recorrem ao fogo para apagar suas pegadas". La Voz del Sud, Viedma, 3 de maio de 1928, p. 1.
  • 19
    Citado por SUÁREZ, Graciela N. La seguridad y el orden: el accionar policial en la región. In: REY, Héctor (Org.). La cordillera rionegrina. Economía, Estado y sociedad en la primera mitad del siglo XX. Viedma: Editorial 2010, Bicentenario, 2005, p. 88.
  • 20
    HOBSBAWM, Eric. Bandidos, Barcelona: Ariel, 1976, p. 29.
  • 21
    No princípio dos anos trinta do século passado, a região do Bio-Bio foi protagonista de um novo processo de delimitação e formalização da propriedade de terras. A consequência desse processo foi o congelamento de novos assentamentos e em seguida o desalojamento de muitos camponeses, sobretudo após a queda do governo de Ibañez. A isso se somaram as dificuldades enfrentadas por numerosos contingentes de trabalhadores assentados na região, que trabalhavam na construção de túneis e na mineração. A constituição de sindicatos de trabalhadores agrícolas e a exposição de suas demandas geraram um forte enfrentamento com os latifundiários e as autoridades. A repressão não se fez esperar. 1934 foi um ano crítico para os trabalhadores, em virtude da onda de repressão que provocou a prisão e a execução sumária de centenas de pessoas.
  • 22
    ARGERI, Maria Elba. "De guerreros a delincuentes. Una frontera étnica para la exclusión social. Territorio de Río Negro a principios del siglo XX". Apresentação feita durante as Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia, realizadas na Pampa, 1998. Mimeo, p. 16.
  • 23
    BOHOSLAVSKY, Ernesto. El complot patagônico. Nación, conspiracionismo y violencia en el sur de Argentina y Chile (Siglo XIX y XX). Buenos Aires: Prometo, 2009, p. 121.
  • 24
    Atividade muito comum no sul do continente que consiste em arremessar boleadeiras e prender com elas (um animal). (Nota do Editor).
  • 25
    MILANESIO, Domingo. La Patagonia, lingua, industria, costumi e religione dei Patagoni. Buenos-Aires: Escuela Profesional de Tipógrafos del Colegio Pio IX de Artes y Oficios, 1898.
  • 26
    AJLN. Expediente 127 bis, ano 1920, folio 123.
  • 27
    Operavam certos componentes geradores de pânico similares àqueles que Georges Lefebvre magistralmente descreveu em sua célebre obra sobre a França revolucionária. LEFEBVRE, Georges. La revolución francesa y los camponeses. Buenos Aires: Paidós, 1974.
  • 28
    Rio Negro, General Roca, 24 de fevereiro de 1921, p. 3.
  • 29
    Rio Negro, General Roca, 3 de março de 1921.
  • 30
    O jornalista do diário Rio Negro parecia se dar conta do sentimento imperante na região, além de fazer um bom registro do fracasso da presença policial: "Após as denúncias recebidas pela polícia, foram enviados vários destacamentos de La Pampa e Neuquén na busca e perseguição do bandoleiro Vairoleto. Até agora, parece que um dos destacamentos policiais conseguiu identificar Vairoleto nas imediações de Cervantes, perseguiu-o e trocou alguns disparos de armas com o delinquente, que poderia ter sido detido ou morto porque ia em má cavalgadura; ele se deteve a algumas centenas de metros de seus perseguidores; ajustou a montaria tranquilamente e se afastou do lugar, rumo ao altiplano, convencido que a perseguição havia sido contida. A polícia acredita estar novamente em seu encalço e vê com otimismo a captura do delinquente". Rio Negro, General Roca, 23 de agosto de 1934.
  • 31
    AJLN, Expediente n. 657, Ano 1920, Folio 2 e reverso.
  • 32
    El Diario Austral, Temuco, República de Chile, 19 de abril de 1928, p. 2.
  • 33
    PINTO RODRIGUEZ, Jorge. El bandolerismo en la frontera, 1880-1920, em VILLALOBOS, Sergio e PINTO, Jorge (compiladores). Araucanía. Temas de historia fronteriza. Temuco: Ediciones Universidad de la Frontera, 1989.
  • 34
    As forças da Polícia de Fronteira demoraram a dar sepultura aos corpos de Evans e Willians. Convencidas de que perten-ciam a Cassidy e a Kid, queriam maximizar seu "triunfo" contra o bandoleirismo. No entanto, essas esperanças se desfizeram porque os moradores reconheceram os corpos. GAVIRATI, Marcelo. Buscados na Patagonia. La Bitácora Patagónica. Buenos Aires: Patagonia Sul Libros, 2005.
  • 35
    AJLN. Expediente n. 17, ano 1905, folio 13.
  • 36
    N. do. T.: O autor refere-se à província de La Pampa.
  • 37
    N. do. T.: O autor refere-se à região do Cuyo, situada no centro-oeste da Argentina e que abrange as províncias de Men-doza, San Juan e San Luis.
  • 38
    N. do. T.: O autor refere-se à região que corresponde ao centro-norte da província de San Luis.
  • 39
    Embora o "território" privilegiado por Juan Bautista Vairoleto tenha sido a fronteira pampeano-rionegrina e a região cuyana, seu mito foi capaz de projetar-se sobre esta região, especialmente em Rio Negro e, com o correr dos anos, também no mundo rural neuquino.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2011
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