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“O caminho que através dos séculos seguiu à civilização”: frei Camillo de Monserrate e o ensino de Geografia Antiga no Colégio Pedro II (1850-1854)

“The Path that Followed Civilization through the Centuries”: Friar Camillo de Monserrate and the Teaching of Ancient Geography at Colégio Pedro II (1850-1854)

“El camino que través de los siglos siguió la civilización”: Fray Camillo de Monserrate y la enseñanza de Geografía Antigua en el Colegio Pedro II (1850-1854)

RESUMO

Criado no dia 2 de dezembro de 1837, o Imperial Colégio Pedro II foi a mais importante instituição de ensino secundário do Brasil oitocentista. A instituição formou parte da elite letrada imperial e o seu currículo expressava a proeminência de um projeto de invenção da identidade nacional pautado na noção de civilização e amparada pela ênfase no mundo antigo. Nesse sentido, este artigo tem como escopo o ensino de Geografia Antiga pensado pelo professor frei Camillo Monserrate na instituição entre 1850 e 1854. Para isso, mobilizo os programas das disciplinas e anotações produzidas pelo docente, com o intuito de compreender as finalidades atribuídas aos usos da Antiguidade no currículo do ensino secundário na edificação de um ideal de civilização e as inquietações acerca da construção do equilíbrio de conteúdos entre a Europa e a América.

Palavras-chave
Colégio Pedro II; ensino secundário; frei Camillo de Monserrate; Geografia Antiga; século XIX

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