Acessibilidade / Reportar erro

A carreira transimperial de don Manuel Cipriano de Melo no rio da Prata do século XVIII* * Gostaria de agradecer ao Programa de Pós-Graduação em História da Emory University pelo financiamento dessa pesquisa. Agradeço também aos pareceristas anônimos, bem como à profa. dra. Lise Sedrez pelos comentários e sugestões editoriais que em muito enriqueceram o presente trabalho. Agradeço finalmente ao prof. dr. Arturo Ariel Bentancur pelas sugestões e o estímulo para o desenvolvimento da presente pesquisa. Tradução do inglês de Meggie Rosar Fornazari.

O presente artigo examina a trajetória e as redes sociais de um súdito português e espanhol, don Manuel Cipriano de Melo, que cruzou fronteiras e mudou sua lealdade política diversas vezes para explorar as relações entre redes transimperiais, comunidades regionais e dinâmicas imperiais no período colonial. A trajetória de Cipriano de Melo exemplifica como grupos regionais utilizaram redes transimperiais para incrementar seu status e poder dentro da conjuntura imperial, assim como oferece uma oportunidade para a análise do papel de dinâmicas transimperiais em áreas não privilegiadas dentro do sistema comercial espanhol. Para reconstruir a trajetória de vida de Cipriano de Melo esta pesquisa contou com fontes documentais depositadas em arquivos na Argentina, Uruguai, Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

redes sociais; contrabando; mundo atlântico; rio da Prata colonial, comércio.


Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org