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Erotismo sob censura na imprensa brasileira (1985-1990)

Resumos

Neste artigo discutem-se as formas pelas quais a imprensa escrita, especialmente a revista Veja, deu visibilidade ao tema do erotismo na cultura brasileira de meados dos anos 1980. Em tempo de suspensão da censura estatal, a revista expunha reportagens sobre o erotismo nas produções culturais, com ambiguidades. O tema transbordava para o debate sobre a abertura e, longe de oportunizar o trato explícito sobre o erotismo, a revista expunha argumentos baseados em cartas de leitores e outros setores em defesa dos benefícios da censura sobre alguns produtos polêmicos. Argumento que as opiniões sobre o erotismo em produções culturais têm relação direta com o debate sobre a redemocratização, a censura e a liberdade de expressão no Brasil, que marcava nessas produções a oportunidade e as tensões na busca por limites decorrentes do fim da censura com o processo de redemocratização.

erotismo; gênero; censura; imprensa; história.


This article discusses the ways in which the press, especially the Brazilian magazine Veja, foregrounded the issue of eroticism in the Brazilian culture of the mid-1980s. With the end of state censorship, the magazine reports showed ambiguities on eroticism in cultural productions. Eroticism spilled over the Brazilian political opening process, and, far from promoting explicit debate on eroticism, Veja developed arguments based on readers' letters and other sectors in defense of the benefits of censorship on some controversial cultural products. I argue that the views on eroticism in cultural production are directly related to the debate on democratization, censorship and freedom of speech in Brazil, where such productions constituted an opportunity to approach these issues, as they described tensions in the search for the new limits, once the ones established by censorship had ended.

eroticism; gender; censorship; press; history.


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  • 1
    1 Parte deste texto foi apresentada, numa versão muito preliminar e modificada, como componente de tese escrita com apoio financeiro parcial na forma de bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Dois outros pequenos textos foram apresentados com alguns elementos que aparecem aqui, em eventos científicos regionais ao longo de 2011.
  • 2
    2 Sobre erotismo, ver BATTAILLE, Georges. O erotismo. São Paulo: ARX, 2004.
  • 3
    3 Sobre a heterossexualidade normativa, ver BUTLER, Judith. Bodies that matter: on the discursive limits of "sex". Nova York: Routledge, 1993.
  • 4
    4 CHAUÍ, Marilena; NOGUEIRA, Marco Aurélio. O pensamento político e a redemocratização no Brasil. Lua Nova, São Paulo, n. 71, p. 173-228, 2007.
  • 5
    5 CAPELATO, Maria Helena Rolim. Imprensa e história no Brasil. São Paulo: Contexto, 1988. p. 18.
  • 6
    6 KLANOVICZ, Luciana Rosar Fornazari. Com a palavra, os leitores. In: PEDRO, Joana Maria. Práticas proibidas: prá- ticas de aborto e infanticídio. Florianópolis: Cidade Futura, 2003. p. 286.
  • 7
    7 PISCITELLI, Adriana; GREGORI, Maria Filomena; CARRARA, Sérgio. Apresentação de sexualidade e saberes: convenções e fronteiras. In: _____. Sexualidade e saberes: convenções e fronteiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2004. p. 9.
  • 8
    8 Ibid.
  • 9
    9 Ibid.
  • 10
    10 Ibid., p. 10.
  • 11
    11 ASSIS, Charleston José de Souza. Imprensa e redemocratização no Brasil: o caso da revista Veja. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA ANPUH-RIO - IDENTIDADES, XIII, 2008, Rio de Janeiro. Anais do XIII Encontro de História Anpuh- -Rio - Identidades. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2012.
  • 12
    12 Ibid. Ainda sobre o movimento Diretas Já, é interessante ver EUGÊNIO, Marcos Francisco Napolitano de. Representa- ções políticas no Movimento Diretas Já. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 15, n. 29, p. 207, 1995.
  • 13
    13 HERNANDES, Nilton. A revista Veja e o discurso do emprego na globalização: uma análise semiótica. Salvador; Maceió: Edufba/Edufal, 2004. p. 23.
  • 14
    14 HAMBURGER, Esther. Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada no Brasil 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p. 441.
  • 15
    15 Ibid., p. 458.
  • 16
    16 Ibid., p. 478.
  • 17
    17 Ibid., p. 481-482.
  • 18
    18 HERNANDES, Nilton. A revista Veja e o discurso do emprego na globalização, op. cit. p. 23.
  • 19
    19 NASCIMENTO, Patrícia Ceolin. Jornalismo em revistas no Brasil: um estudo das construções discursivas em Veja e Manchete. São Paulo: Annablume, 2002. p. 23.
  • 20
    20 HERNANDES, Nilton. A revista Veja e o discurso do emprego na globalização, op. cit. p. 23.
  • 21
    21 HAMBURGER, Esther. Diluindo fronteiras: a televisão e as novelas no cotidiano, op. cit. p. 483.
  • 22
    22 Ibid.
  • 23
    23 BEZERRA, Maria Auxiliadora. Por que cartas do leitor na sala de aula. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 211.
  • 24
    24 TROUCHE, Lygia Maria Gonçalves. Cartas do leitor: a construção do ethos como espelho da cidadania. Cadernos do CNLF, v. XIV, n. 2, p. 695, 2010.
  • 25
    25 KITCH, Carolyn. Pages from the past: history & memory in American magazines. North Carolina: The University of North Carolina Press, 2005.
  • 26
    26 GUILLEBAUD, Jean-Claude. A tirania do prazer. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 363.
  • 27
    27 LEO JAIME. Entrevista concedida à autora. Florianópolis, 31 jan. 2008.
  • 28
    28 LEO JAIME. Sessão da tarde. Produção: Mariozinho Rocha. Rio de Janeiro: Epic Records, 1985. 1 disco sonoro.
  • 29
    29 LEO JAIME. Entrevista concedida à autora. Florianópolis, 31 jan. 2008.
  • 30
    30 Ibid.
  • 31
    31 ROCK explícito. Veja, São Paulo, n. 886, p. 65, 28 ago. 1985.
  • 32
    32 Ibid.
  • 33
    33 Ibid.
  • 34
    34 Ibid.
  • 35
    35 TELEVISÃO (coluna). Veja, São Paulo, n. 861, p. 99, 6 mar. 1985.
  • 36
    36 Ibid.
  • 37
    37 Ibid.
  • 38
    38 MORAL das 7 (Televisão). Veja, São Paulo, n. 876, p. 113, 19 jun. 1985.
  • 39
    39 Ibid.
  • 40
    40 Ibid.
  • 41
    41 GUIMARÃES, Sônia Bezerra de Vasconselos. Televisão (Cartas). Veja, São Paulo, n. 878, p. 13, 3 jul. 1985.
  • 42
    42 Ibid.
  • 43
    43 O ÚLTIMO tango em Paris. Direção: Bernardo Bertolucci. França; Itália: Franco London Films; United Artists, 1972. 130 min, color.
  • 44
    44 BARREIROS, Edmundo; SÓ, Pedro. 1985: o ano em que o Brasil recomeçou. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. p. 127.
  • 45
    45 À SOMBRA de Maria (Cultura). Veja, São Paulo, n. 900, p. 141, 4 dez. 1985.
  • 46
    46 JE vous salue Marie. Direção: Jean-Luc Godard. França; Grã-Bretanha; Suíça: Channel 4; Franco London Films; Gaumont, 1985. 107 min, color.
  • 47
    47 À SOMBRA de Maria (Cultura), op. cit. p. 141.
  • 48
    48 SELVA de pedra. 24 fev. a 22 ago. 1986. 150 capítulos. Remake da novela de Janete Clair, exibida na Rede Globo em 1972, com adaptação de Regina Braga e Eloy Araújo, direção de Walter Avancini (até o capítulo 20), substituído por Dennis Carvalho e José Carlos Pieri, produção executiva de Lya Mara e direção de produção de Ruy Mattos. Elenco: André Felipe Mauro, André Valli, Ângela Figueiredo, Aracy Cardoso, Betty Gofman, Deborah Evelyn, Ênio Santos, Glória Cristal. Ver REDE GLOBO. Dicionário da TV Globo: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. v. 1, p. 150-151.
  • 49
    49 A NOVELA deve inquietar. Entrevista com Walter Avancini. Veja, São Paulo, n. 916, p. 5, 26 mar. 1986.
  • 50
    50 Ibid., p. 6.
  • 51
    51 WALKOWITZ, Judith Rosenberg. Sexualidades perigosas. In: FRAISSE, Geneviève; PERROT, Michelle (Org.). História das mulheres. Século XIX. Lisboa: Afrontamentos, 1991. p. 403. Para uma importante discussão acerca do tratamento historicamente dado à homossexualidade, ver PISCITELLI, Adriana; GREGORI, Maria Filomena; CARRARA, Sérgio (Org.). Sexualidades e saberes: convenções e fronteiras. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
  • 52
    52 Ibid., p. 404.
  • 53
    53 Ibid.
  • 54
    54 FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 12. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
  • 55
    55 DONA Beija. 1986. Manchete. 7 abr. 1986 a 11 jul. 21h30. 1986. 89 capítulos. Direção de Wilson Aguiar Filho, baseada nos romances Dona Beija, a feiticeira de Araxá, de Thomas Leonardos, e A vida em flor de Dona Beija, de Agripa Vasconcelos. Direção geral de Herval Rossano. Elenco: Maitê Proença, Grancindo Jr., Carlos Alberto, Bia Seidl, Marcelo Picchi, Abrahão Farc, Maria Fernanda, Mayara Magri, Edwin Luisi, Sérgio Britto, Sérgio Mambert, Arlete Salles, Lafayette Galvão, Marilu Bueno. REDE MANCHETE. Disponível em: Acesso em: 15 jan. 2007.
  • 56
    56 BREGA & chique. Globo. 20 abr. a 7 nov. 1987. 173 capítulos. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, com direção de Jorge Fernando, Carlos Magalhães e Marcelo de Barreto. Elenco: Ana Rosa, Anderson Muller, Ângela Figueiredo, Bárbara Fazio, Cacá Barreto, Cássia Kiss. Cf. REDE GLOBO. Dicionário da TV Globo: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. p. 159-160.
  • 57
    57 Ibid.
  • 58
    58 40 ANOS de telenovela. Contigo! Especial, São Paulo, p. 55, dez. 2003.
  • 59
    59 VALE tudo. Globo. 16 maio 1988 a 6 jan. 1989. 20h. 204 capítulos. Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, com direção de Dennis Carvalho, Ricardo Waddington e Paulo Ubiratan. Elenco: Adriano Reys, Ana Lúcia Monteiro, Bia Seidl, Carlos Gregório, Cláudio Correa e Castro, Cristina Galvão. Cf. REDE GLOBO. Dicionário da TV Globo: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. v. 1, p. 170.
  • 60
    60 SEM conversa (Televisão). Veja, São Paulo, n. 1038, p. 137, 27 jul. 1988.
  • 61
    61 AYALA, Sandra Prux. Novela censurada (Cartas). Veja, São Paulo, n. 1041, p. 12, 17 ago. 1988.
  • 62
    62 NOVA ordem no vídeo. Veja, São Paulo, n. 1049, p. 70, 12 out. 1988.
  • 63
    63 Ibid.
  • 64
    64 Ibid.
  • 65
    65 GAROTA da capa. 3 nov. 1988. Texto e direção de Walter Avancini. Segundo o Dicionário da TV Globo, "jornalismo e ficção se confundem nesse especial". Elenco: Andrea Hetmanek, Andréia Veija, Edna Velho, Josi Campos, além do apresentador César Filho. Cf. REDE GLOBO. Dicionário da TV Globo: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. v. 1, p. 437-438.
  • 66
    66 NOVA ordem no vídeo. Veja, São Paulo, Abril, n. 1049, p. 70, 12 out. 1988.
  • 67
    67 Ibid., p. 71.
  • 68
    68 Ibid., p. 70.
  • 69
    69 Ibid. 7
  • 70
    0 Ibid., p. 76.
  • 71
    71 NOVA ordem no vídeo. Veja, São Paulo, n. 1049, p. 76, 12 out. 1988.
  • 72
    72 Ibid.
  • 73
    73 Ibid.
  • 74
    74 ROSSI, Celso. Nova censura (Cartas). Veja, São Paulo, n. 1052, p. 10, 2 nov. 1988.
  • 75
    75 Ibid.
  • 76
    76 BLESSA, Regina. Nova censura (Cartas). Veja, São Paulo, n. 1053, 9 nov. 1988. p. 20.
  • 77
    77 BRITO, Maria I. de. Nova censura (Cartas). Veja, São Paulo, n. 1054. p. 16, 16 nov. 1988.
  • 78
    78 FIM do impasse (Televisão). Veja, São Paulo, n. 1052, p. 93, 2 nov. 1988.
  • 79
    79 Ibid.
  • 80
    80 Ibid.
  • 81
    81 TITITI real (Comportamento). Veja, São Paulo, n. 1054, p. 71-2, 16 nov. 1988.
  • 82
    82 Ibid.
  • 83
    83 Ibid.
  • 84
    84 Ibid.
  • 85
    85 Ibid.
  • 86
    86 Ibid.
  • 87
    87 TAVARES, Mariza. Baixarias no vídeo (Televisão). Veja, São Paulo, n. 1076, p. 116-120. 19 abr. 1989.
  • 88
    88 Ibid., p. 118.
  • 89
    89 Ibid.
  • 90
    90 Ibid.
  • 91
    91 O SALVADOR da pátria. Globo. 9 jan. a 12 ago. 1989. 20h30. 186 capítulos. Escrita por Lauro César Muniz, com a colaboração de Alcides Nogueira e Ana Maria Moretzsohn, direção de Paulo Ubiratan, Gonzaga Blota e José Carlos Pieri. Elenco: Aldine Muller, Alkexandra Marzo, Ana Maria Silva, Andréia Richa, Antonio Calloni, Antonio Girassi. REDE GLOBO. Dicionário da TV Globo: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. v. 1, p. 172-173.
  • 92
    92 TAVARES, Mariza. Baixarias no vídeo (Televisão), op. cit. p. 118.
  • 93
    93 Ibid.
  • 94
    94 Ibid.
  • 95
    95 CINEMA no escuro. Veja, São Paulo, n. 1088, p. 112, 19 jul. 1989.
  • 96
    96 CINEMA no escuro. Veja, São Paulo, n. 1088, p. 112, 19 jul. 1989.
  • 97
    97 Ibid.
  • 98
    98 Ibid.
  • 99
    99 Ibid.
  • 100
    100 Ibid., p. 113.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2013

Histórico

  • Recebido
    04 Jan 2013
  • Aceito
    22 Mar 2013
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