Resumo em Português:
O ensaio discute as categorias de sujeito, temporalidade e modernidade, a partir do empreendimento teórico de Koselleck, nos marcos do debate contemporâneo em torno das articulações entre filosofia, história e política. O exame das mutações conceituais experimentadas, no tempo, pela ideia de subjetividade, desde a sua origem às formulações mais recentes, propõe pensar a História, isto é, a agência humana, em uma era pós-subjetiva marcada pela ruptura de qualquer projeto de sentido.Resumo em Inglês:
This essay examines the categories of subject, temporality and modernity, from the theoretical enterprise of Koselleck, considering the contemporary debate on the articulation between philosophy, history and politics. Following the conceptual changes experienced by the idea of subjectivity, from its origin to the most recent formulations, the essay explores to think History, that is, human agency, in a post-subjective age characterized by the disruption of any proposal of meaning.Resumo em Português:
O ensaio aborda a literatura de viagem sobre o Brasil, escrita ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII, com o intuito de extrair daí uma pequena amostra da imagem que o europeu construiu do mundo natural e de um dos aspectos da conduta moral das gentes dos trópicos portugueses, aquele ligado à vida erótica do brasileiro, à sua relação com os prazeres da carne. Trata, pois, de uma tentativa muita limitada de mapear uma pequena parte das verdades sobre o Brasil e suas gentes que o europeu construiu e partilhou ao longo dos séculos, verdades que, em larga medida, guiaram as suas ações nesta parte do globo.Resumo em Inglês:
This essay focuses on travel literature about Brazil, written during the sixteenth, seventeenth and eighteenth centuries, with the intention of drawing from this small sample, an image that was built of nature and the moral conduct of the people in the tropics - specially the erotic life of Brazilians and its relationship with the pleasures of the flesh. It is therefore a very limited attempt to map a small part of the truths about Brazil and its people that the Europeans had shared and built over the centuries, truths that largely had guided their actions in that part of the globe.Resumo em Português:
O artigo tem como objetivo examinar a articulação entre indivíduo e sociedade, a partir de uma reconstituição biográfica do Padre Lourenço de Mendonça, vigário, comissário do Santo Ofício e predicador geral do arcebispado no Peru e no Brasil, na primeira metade do século XVII. A análise dos memoriais dirigidos pelo Padre Mendonça ao rei e aos seus conselhos permite perceber que seus propósitos pessoais encontravam-se subordinados a uma estratégia orientada para a conversão, missionação e estabelecimento de um poder eclesiástico na América colonial.Resumo em Inglês:
The article intends to examine the connection between individual and society, from a biographical reconstitution of Father Lourenço de Mendonça, vicar, Inquisition commissioner and general preacher in Peru and Brazil, in the first half of the seventeenth century. The analysis of the memorials addressed by Father Mendoza to the king and their council allows presuming that Mendonças personal purposes were subordinated to a strategy aimed at conversion, missionary activities and the establishment of an ecclesiastical power in colonial America.Resumo em Português:
Este artigo analisa as relações de compadrio tecidas em importante núcleo minerador no âmbito da América Portuguesa e levanta novas questões sobre o tema. Através da história de livres, escravos e forros procura-se entender como a sociedade colonial institucionalizou práticas ao transgredir a norma eclesiástica que proibia a participação de pais como padrinhos dos próprios filhos. Além disso, a análise aponta como os vínculos entre compadres, padrinhos e afilhados produziram várias reciprocidades e como o apadrinhamento também se refletia em legados e bens deixados por aqueles que fizeram do compadrio prática de eleição de uma povoação em processo de formação.Resumo em Inglês:
This article analyzes the godparent relationships established in an important mining region in the Portuguese America and raises new questions about the topic. The story of free men, slaves and freed slaves helps to understand how colonial society institutionalized practices in violating the ecclesiastical rule that prohibits parents as godfathers of their own children. Furthermore, the analysis reveals how the ties between compadres, godfathers and godchildren produced reciprocity and cooperation and how the sponsorship custom results in legacies and material wealth for the population of a village in the process of formation.Resumo em Português:
O artigo discute a evolução da posição de Abraham Lincoln com respeito à emancipação nos Estados Unidos. Seu pensamento variou da perspectiva colonizadora, na qual os negros livres e os libertos seriam deportados do território norteamericano, para uma posição próxima à integração, na qual os mesmos seriam assimilados com direitos restritos, na sequência à abolição. Três elementos importantes nessa transição foram: as origens políticas de Lincoln no partido Whig. O debate sobre o "solo livre" e a política presidencial durante a Guerra Civil. Nas páginas que se seguem farei uma revisão das principais posições apresentadas pelo debate historiográfico a respeito da influência desses fatores sobre o 16º presidente norte-americano.Resumo em Inglês:
This article discusses the evolution of Abraham Lincoln´s position concerning slave emancipation in the United States. His thinking underwent a transition from colonization, under which freed blacks would be deported from American territory after emancipation, to integration, under which former slaves and freedmen would be assimilated as partial citizens in the American polity. Three important elements in this transition were Lincoln´s Whig origins, the debate over free soil, and Presidential politics during the Civil War. In the following pages I review the main arguments in these American historiographic debates from the standpoint of their influence on the 16th American President.Resumo em Português:
Este artigo pretende-se um exercício de reconstituição de trajetórias de vida da era da abolição, a partir dos casos dos africanos José Majojo e Francisco Moçambique, marinheiros escravos do navio Dois de Fevereiro na rota Rio de Janeiro-Benguela, que foram emancipados e enviados para Trinidad depois que o navio foi apreendido pela Marinha Real britânica em 1841. Além de discutir a documentação gerada pela campanha de repressão ao tráfico de escravos empreendida pela Grã-Bretanha e outras fontes pertinentes, o artigo situa os dois personagens nos contextos conhecidos da história do Atlântico na era da abolição e propõe contextos novos, que, por sua vez, são iluminados pelas trajetórias desses africanos.Resumo em Inglês:
This essay aims to be an exercise in the reconstitution of life-histories from the age of abolition, using the cases of two African men, José Majojo and Francisco Moçambique, who were enslaved seamen on board the Dois de Fevereiro in the Rio de Janeiro-Benguela route and were emancipated and sent to Trinidad after the ship was apprehended by the Royal Navy in 1841. Besides discussing the documentation pertaining to the British campaign to suppress the slave trade and other relevant primary sources, the essay puts the two African men in the established contexts of the history of the Atlantic in the age of abolition and suggests new contexts that are illuminated by their trajectories.Resumo em Português:
A partir da trajetória, das composições e do repertório musical de Eduardo Sebastião das Neves, conhecido como o "Crioulo Dudu", pretendo discutir as possibilidades de expressão política de um músico negro na Primeira República. Levando em consideração os debates em torno do Atlântico Negro, o crescimento do mercado editorial e da indústria fonográfica, foi possível situar Eduardo das Neves como um produtor atuante do campo musical popular que se construía entre o final do século XIX e início do XX. Dudu conferiu ao mundo musical dimensões políticas especiais, ao criar e divulgar canções que valorizavam o patriotismo e discutiam, de uma forma irônica e irreverente, as relações raciais e a identidade do homem negro no pós-abolição. O exame da trajetória e da obra musical de Dudu permite repensar antigas concepções sobre participação política e identidade negra na Primeira República.Resumo em Inglês:
Using the trajectory of Eduardo Sebastião das Neves, known as "Crioulo Dudu" ("Black Dudu", or "Creole Dudu"), as well as his compositions and musical repertoire as a starting point, this essay discusses the possibilities of black musician political expression during the Brazilian First Republic. Taking into account the debates on the Black Atlantic, the growth of publishing market and recording industry, it was possible to locate Eduardo das Neves as an active producer in the field of popular music that was being built between the late nineteenth and early twentieth centuries. Dudu gave special political dimensions to the music world by creating and disseminating songs that valorized patriotism and that discussed race relations and black identity in the post-emancipation period in an ironic and irreverent way. To examine Dudu's trajectory and musical work allows rethinking some established views on political participation and black identity during the First Republic.Resumo em Português:
Este artigo tem como objetivo demonstrar por que, para se compreender a participação dos libertos e seus descendentes na formação do movimento operário da Primeira República, é preciso ir além dos estudos que privilegiam o agir humano (agency) e as experiências individuais, sem buscar inseri-las em análises estruturais do mercado de trabalho, das relações de produção e dos processos de trabalho. Para tanto, constrói-se o argumento a partir de uma análise substantiva, cujos fios condutores são a elucidação de "termos de época" e a discussão dos significados do conceito de liberdade implícitos nas falas dos patrões e operários em momentos de conflito aberto.Resumo em Inglês:
This article intends to demonstrate why, in order to understand the freed-slaves and their descendants participation in the formation of First Republic labor movements, we must go beyond studies that characterize human agency mostly in terms of individual experiences without further trying to fit them into structural analyses of labor market, relations of production and labor processes. The argument is built by means of a concrete analysis carried through an explanation of certain nineteenth century ordinary language terms as well as by a discussion of the concept of freedom and its implicit meanings in speeches made both by employers and workers in times of open conflict.Resumo em Português:
Um homem jovem, de uma família da classe média, converte-se em intelectual. Esse homem ocupa um espaço central na cultura literária do seu país (Uruguai) e, aos poucos, na América Latina. Mas, ele carrega consigo um drama pessoal, uma marca de origem, que sempre procura encobrir e que, no entanto, sua própria escrita acaba por desvendar. Este artigo explora a(s) história(s) e os caminhos de Emir Rodríguez Monegal (1921-1985), um dos principais especialistas em literatura latino-americana no século XX. Em especial, Monegal foi um leitor privilegiado, desde os anos 1940, da obra de Jorge Luis Borges, cuja escrita foi fundamental, também, para que o crítico pudesse compreender-se a si mesmo.Resumo em Inglês:
A young man from a middle-class family, becomes an intellectual. This man occupies a central place in the literary culture of his country (Uruguay) and, gradually, in Latin America. But he carries with him a personal drama, a mark of origin, who always tries to hide and that, however, his own writing reveals. This article explores the history (or the stories) and paths of Emir Rodríguez Monegal (1921-1985), a leading expert on Latin American literature in the twentieth century. In particular, Monegal was a privileged reader, since the 40's, of Jorge Luis Borges works, whose writing was crucial to the self-understanding of Monegal's own personality.Resumo em Português:
O presente ensaio tem por objetivo examinar alguns aspectos da obra e da trajetória política de Nelson Werneck Sodré que, paralelamente à vocação intelectual, cumpriu longa carreira no exército chegando ao posto de General de Brigada. Autor de vasta obra sobre o Brasil, seu pensamento foi frequentemente associado à linha política do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Contudo, a interpretação que desenvolvo aqui é a de que suas teses foram elaboradas com base no movimento tenentista e no diálogo com teóricos marxistas, cujo eixo de análise constituía-se na questão nacional e não no internacionalismo vigente na Terceira Internacional. Sodré foi, também, um militante da Esquerda Militar, intervindo politicamente nas Forças Armadas e atuando decisivamente na defesa da legalidade democrática nas décadas de 1950 e 1960.Resumo em Inglês:
This essay aims to examine some aspects of the ideas and political career of Nelson Werneck Sodré that, alongside the intellectual vocation, fulfilled a long career in the army reaching the rank of Brigadier General. Author of extensive oeuvre on Brazil, his thought was often associated with the policy of the Brazilian Communist Party (PCB). However, the interpretation I develop here is that Sodré's theses were based on movement lieutenants and dialogue with Marxist theoreticians, whose axis of analysis was on the national question and not on Third International internationalism. Sodré was also a militant of the Left Military, interfering politically in the Armed Forces and acting decisively in defense of democratic legality in the 1950s and 1960s.Resumo em Português:
No mundo ibérico dos séculos XVI, XVII e XVIII todos os judeus remanescentes eram necessariamente clandestinos, o que implicava a necessidade de dissimular suas práticas e seus sentimentos religiosos. Na medida em que aquilo que sabemos a seu respeito resume-se, quase exclusivamente, às informações produzidas pela Inquisição, podemos ter a certeza de que nem todas tinham uma base factual. Não dispomos, entretanto, de critérios claros e objetivos que permitam determinar quais confissões e acusações eram verdadeiras. Portanto, como veremos neste ensaio, entender por que determinado indivíduo era considerado judeu passa por um exame contextual mais aprofundado da situação dos cristãos novos na sociedade ibérica, do papel da Inquisição em diferentes lugares e épocas, e, por fim, das circunstâncias específicas de cada acusação individual.Resumo em Inglês:
The only Jews who remained in the Iberian world were, of necessity, clandestine Jews, concerned with dissimulating their religious sentiments and practices. The Judaism of Iberian New Christians, as recounted in Inquisitorial records, cannot thus be taken at its face value. So, we can also be sure that not every confession to having practiced Judaism in secret, and not every accusation made during interrogation, had a factual basis. As we do not possess unambiguous criteria for deciding which accusations and confessions were true, the clarification of the issue - as we shall see in this essay - can only be provided by closer attention to context: to the changing situation of New Christians in Iberian society, to the role played by the Inquisition at a given time and place, and to the circumstances surrounding individual acts of accusation.