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Gênero e Adoção no Contexto Brasileiro: Revisão Integrativa da Literatura Científica

Resumo

O presente estudo teve por objetivo compreender como a categoria gênero emerge nos estudos sobre adoção no contexto brasileiro. A pergunta norteadora foi: de que forma as pesquisas realizadas no contexto da adoção, que se referem às crianças, pais e profissionais, abordam as questões de gênero? Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados LILACS, SciELO e PePISC, com os descritores adoção, gênero e parentalidade, publicados no período entre 2007 e 2017. Foram selecionados 17 artigos, a partir dos quais constituíram-se três categorias de análise: (a) Exercício da maternidade no contexto da adoção; (b) (In)visibilidade da paternidade na discussão sobre parentalidade adotiva; (c) Homoparentalidade: significados da tecnologia reprodutiva à adoção. Os estudos se debruçam sobre reflexões a respeito da parentalidade em casais heterossexuais e homossexuais, bem como ressaltam o modo como esses casais exercem seus papéis parentais. Conclui-se que entender o modo como é feito o exercício dos papéis parentais nessas diferentes realidades possibilita a compreensão das diferentes configurações familiares, abrindo mais espaço para as famílias por adoção. Recomenda-se ampliação das discussões de gênero, afim de propiciar questionamentos e tensões para esse cenário, dialogando com diferentes perspectivas desenvolvimentais e clínicas.

Palavras-chave:
Adoção; gênero; identidade de gênero; homoparentalidade

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