Acessibilidade / Reportar erro

O dilema e a visão das mulheres do conhecimento moderno: uma visão feminista sobre os romances de Drabble

Resumo:

Margaret Drabble é uma famosa escritora britânica. Seus romances são baseados em suas experiências de vida pessoal e fornecem uma representação tridimensional das dificuldades de sobrevivência e das perspectivas de desenvolvimento das mulheres do conhecimento moderno, a partir de uma perspectiva literária. Ela investiga a identidade social e o posicionamento do papel das mulheres, tentando encontrar uma saída para o conhecimento moderno das mulheres, na nova era da sociedade. Os romances de Drabble constroem um discurso narrativo literário amparado no desenvolvimento individual e no crescimento grupal das mulheres, sempre tomando a busca por questões feministas como tema de criação, com um colorido tipicamente feminista. Na perspectiva do feminismo, este estudo analisa profundamente a criação literária de Drabble. Este artigo parte do contexto histórico e da experiência pessoal de Drabble, investigando como esses fatores de fundo afetam profundamente a criação de seu romance. Ao explorar as características dos romances de Drabble, o estudo presta especial atenção à forma como ela destaca temas feministas, através de uma narração literária delicada. Além disso, o artigo também enfoca o pensamento feminista contido nos romances de Drabble. Ela enfatiza firmemente a importância da independência e autoconsciência das mulheres. Defende que as mulheres devem romper corajosamente com os grilhões da sociedade patriarcal e buscar ativamente a igualdade e a liberdade.

Palavras-chave:
Margaret Drabble; Feminismo; Mulheres do Conhecimento; Criação de romance; Dilema da sobrevivência; Visão de desenvolvimento.

Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br