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De Frankfurt a Konstanz: da estesia como ascese ao prazer comunicacional da catarse1 1 Uma versão inicial deste texto foi apresentada na forma de conferência, na programação do evento “Escola de Frankfurt, 100 anos”, realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná, em agosto de 2023. Sou particularmente grato ao Prof. Maurício Liesen, organizador do evento, que me fez o gentil convite para essa palestra e ao qual dedico este texto, em sua forma final.

From Frankfurt to Konstanz: from aesthesis as ascesis to the communicational pleasure of catharsis

Resumo:

Através de um exame sobre as ideias estéticas da Escola de Konstanz (em especial, nos textos de Wolfgang Iser e de Hans Robert Jauss), pretende-se fazer uma inflexão sobre os costumeiros enlaces entre comunicação e experiência estética, no modo como foram tradicionalmente cifrados, como aspectos de uma crítica aos processos de mediatização extremada, nas fases tardias do capitalismo - ilustradas pelo ideário filosófico da Escola de Frankfurt (especialmente nos escritos de Theodor W. Adorno e Walter Benjamin). Fixam-se como signos dessa inflexão a proposta de uma reabilitação de fenômenos como os do “efeito estético” (em Iser) e da “catarse” (em Jauss), como elementos que conjugam estados afetivos da receptividade estética de obras de arte com seu potencial de comunicabilidade, propondo, a partir daí, um outro tipo de enlace para a apreciação dos fenômenos, processos e produtos comunicacionais, em chave estética.

Palavras-Chave:
Comunicação; Experiência Estética; Catarse; Escola de Frankfurt; Escola de Konstanz

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