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Mundo Real e Mundo Ideal em Rousseau: da Necessidade da Ficção para Pensar o Político1 1 Tradução de Marisa Alves Vento – (doutora em Filosofia pela UNICAMP; professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás) – e-mail: ventomarisa@gmail.com – e Renato Moscateli (doutor em Filosofia pela UNICAMP; professor da Universidade Federal de Goiás e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da instituição) – e-mail: rmoscateli@hotmail.com - http://dx.doi.org/10.1590/S0101-31732015000400005

Real world and ideal world in Rousseau: on the need of fiction to think about politics

RESUMO:

A hipótese desenvolvida nos leva a confrontar três textos do corpusrousseauísta: o Segundo Discurso, Júlia ou A Nova Heloísa e o extrato do Primeiro Diálogo, em que há a ficção do mundo ideal, textos que, apesar do seu estatuto genérico diferente, estão em coerência e convergência teórica. Desejamos evidenciar um aspecto da unidade problemática do pensamento de Rousseau concernente à abordagem crítica da sociedade de seus contemporâneos e sua concepção do papel das Letras e dos Espetáculos. A preocupação do filósofo é de refundar a natureza humana, a fim de lançar as bases de uma nova organização social. Nessa empreitada, a ficção desempenha um papel crucial, o prefácio do Segundo Discurso o comprova: para bem conhecer o homem atual, deve-se supor o que ele não é mais. O homem do estado de natureza, ser de ficção, cujas paixões são retas e naturais, é o modelo teórico que reativa a sociedade dos seres ideais de Júlia. Dessa forma, a ficção é chamada a desempenhar um papel referencial fundamental para o pensamento social e político de Rousseau, aparecendo como um poderoso meio de ação sobre o público. O romance pode reeducar os povos corrompidos, pois, assim como o teatro, como denuncia a Carta a d’Alembert, possui os meios para perverter uma sociedade tida como virtuosa.

PALAVRAS-CHAVE:
Ficção literária; Mundo ideal; Estética; Política

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