Acessibilidade / Reportar erro

Bemerkungen ou Beobachtungen? sobre as "observações psicológicas" de Schopenhauer e Rée1 1 Este artigo é parte dos resultados da pesquisa de pós-doutoramento que realizamos na Universidade de São Paulo, entre maio de 2016 e maio de 2017, sobre a temática da natureza das "observações psicológicas" de Schopenhauer e Rée, sob a supervisão da Profª Drª Maria Lúcia Cacciola.

Resumo:

O artigo investiga os dois diferentes modelos de "observação psicológica" que Arthur Schopenhauer e Paul Rée elaboraram, enquanto parte de suas filosofias morais, pretendendo elucidar as críticas do último à moralidade e à psicologia empírica do primeiro. Para tanto, num primeiro momento, a investigação pauta alguns dos principais conceitos da filosofia moral schopenhaueriana, para, com isso, especificar os principais momentos da elaboração da referida psicologia empírica e o seu alcance no interior dessa filosofia. Destaca-se o caráter descritivo - mas, ainda assim, moral e crítico - atribuído por Schopenhauer a tal psicologia, no sentido de Psychologische Bemerkungen. Num segundo momento, indicam-se elementos conceituais que permitem pensar a recepção e as críticas de Rée a essa mesma noção, a partir da sua obra Psychologische Beobachtungen, que, mesmo declarada pelo autor como sendo de inspiração schopenhaueriana, apresenta suas "observações" com uma conotação diversa, mediante a recusa de elementos fundamentais daquele pensamento, notadamente no que tange ao âmbito da moralidade.

Palavras-Chave:
Schopenhauer; Rée; Moral descritiva; Observações psicológicas; Psicologia empírica

Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br