Open-access A educação do leitor em Machado de Assis: da crítica literária às Memórias Póstumas de Brás Cubas

L'education du lecteur chez Machado de Assis: de la critique littéraire aux Memórias Póstumas de Brás Cubas

Resumos

Os textos de crítica literária de Machado de Assis mostram a preocupação do autor com o leitor; mas será em Memórias Póstumas de Brás Cubas que o leitor terá uma participação decisiva na estrutura do romance.

Leitor; crítica literária; linguagem literária; romance


Les textes de critique littéraire de Machado de Assis montrent la préoccupation de l'auteur avec le lecteur; mais c'est dans l'oeuvre Memorias Postumas de Brás Cubas que le lecteur aura une participation décisive dans la structure du roman.

Lecteur; critique littéraire; langage littéraire; roman


ARTIGOS ORIGINAIS

A educação do leitor em Machado de Assis: da crítica literária às Memórias Póstumas de Brás Cubas

L'education du lecteur chez Machado de Assis: de la critique littéraire aux Memórias Póstumas de Brás Cubas

Silvia Maria Azevedo

Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP -17500 - Marília - SP

RESUMO

Os textos de crítica literária de Machado de Assis mostram a preocupação do autor com o leitor; mas será em Memórias Póstumas de Brás Cubas que o leitor terá uma participação decisiva na estrutura do romance.

Unitermos: Leitor; crítica literária; linguagem literária; romance.

RÉSUMÉ

Les textes de critique littéraire de Machado de Assis montrent la préoccupation de l'auteur avec le lecteur; mais c'est dans l'oeuvre Memorias Postumas de Brás Cubas que le lecteur aura une participation décisive dans la structure du roman.

Unitermes: Lecteur; critique littéraire; langage littéraire; roman.

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Referências bibliográficas

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  • 2. BARBOSA, J.A. A tradição do impasse. São Paulo, Ática, 1974.
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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Nov 2011
  • Data do Fascículo
    Jan 1990
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