Acessibilidade / Reportar erro

Mente, crenças e redes sociais na internet: uma perspectiva peirciana

Resumo:

Mente é, para Peirce, um sistema de crenças que age para alcançar um determinado propósito. Não apenas Peirce atribui mente a instituições e grupos sociais, mas o desenvolvimento da mente depende da extensão dela além das mentes humanas individuais. Portanto, comunidades ou instituições sociais incorporam hábitos sociais e agem como mentes, com propósitos próprios, fixando crenças de dois tipos: crenças de importância vital e crenças teóricas, que têm relação com o conhecimento e a verdade. Redes sociais, na internet, podem ser vistas como uma complexa mente social composta por indivíduos e suas mídias digitais, as quais englobam gadgets, algoritmos e plataformas. Se as redes sociais na internet atuam de forma a atingir certas crenças, de que tipo elas são? São crenças de importância vital ou crenças teóricas que conduzem ao conhecimento e à verdade? Esses dois tipos de crenças são suficientes para entender os modos de ação das redes sociais na internet?

Palavras-chave:
Mente; Crença; Redes sociais na internet; Agenciamento midiático; C. S. Peirce

Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br