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O jogo da ética e o ensino da moralidade: como Wittgenstein pode nos ajudar a aplicar os jogos à vida moral

RESUMO:

Nas Investigações Filosóficas de Wittgenstein, a noção de 'jogo de linguagem' dá à comunicação humana uma nova flexibilidade. Contrariamente ao Tractatus, o domínio da ética compõe agora um jogo de linguagem, entre outros, sendo expresso por vários tipos de sentenças, tais como juízos morais, imperativos e louvores, e sendo compartilhado enquanto atividade por uma forma de vida humana. O objetivo deste artigo é mostrar que os passos que nos permitem falar de um jogo de linguagem moral são os mesmos que possibilitam o aprendizado e o ensinamento da vivência moral, onde a persuasão toma o lugar do argumento, com o uso de apelos plurais. Para esse propósito, a literatura parece constituir uma das melhores ferramentas à nossa disposição. Como forma de exemplificar o nosso engajamento moral para com a literatura, eu procedo, ao final, a uma breve análise da novela Padre Sérgio, de Tolstói, a fim de mostrar que o fato de jogarmos esse jogo nos ajuda a cumprir um empreendimento pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE:
Jogo; Wittgenstein; Investigações Filosóficas; Jogo-de-linguagem; Moralidade; Literatura

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