Referência do texto comentado: SILVA, S. R. O. Morte impune, luto proibido: vida nua e vida precária em Giorgio Agamben e Judith Butler. Trans/Form/Ação: revista de filosofia da Unesp, vol. 43, n. 3, p. 339-360, 2020.
O excelente e original artigo de Reginaldo Oliveira Silva, “Morte impune, luto proibido: vida nua e vida precária em Giorgio Agamben e Judith Butler”, procura fazer confluir dois conceitos que já gozam de uma fortuna crítica considerável, vale dizer, vida nua e vida precária, respectivamente, em um terreno comum. Embora possamos enquadrar Agamben e Butler em algo como uma segunda geração daquilo que Peters (20007. PETERS M. Pós- estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte. Autêntica. 2000.) chamou de pós-estruturalismo ou filosofia da diferença e, ainda que ambos colham diversas de suas hipóteses no canteiro aberto por Foucault, sobremaneira na hipótese biopolítica, essa singular aproximação nos é desconhecida, ao menos em pesquisa na língua nacional.
A hipótese do artigo nos parece certeira, pois, tanto em Agamben como em Butler, a política moderna caminha a passos largos na direção de tornar-se meramente uma máquina letal, cujo objetivo último é tão somente a produção de vidas matáveis e impassíveis de luto. A atual crise sanitária causada pela pandemia da COVID-19 nos parece fortalecer tal pressuposto. Vejamos o cenário a partir de Giorgio Agamben, cuja obra se nos deu a conhecer de forma mais razoável.
Não são poucas as críticas que pesam sobre o filósofo italiano. Mesmo alguém como Antonio Negri, que em certa medida bebe de fontes próximas às de seu conterrâneo, considera a obra de Agamben extremamente pessimista, terrífica e com apreço a negatividade (NEGRI, 20118. NEGRI A. A Linguagem e a Morte. Revista Lugar Comum. N. 27. Janeiro de 2011, p. 336-337.). Não se trata aqui de opor ambos os filósofos e sair em socorro de Agamben: talvez seu pensamento seja tudo isso, mas é oportuno apenas notar como sua obra, sobretudo seu conceito de vida nua, nos parece um paradigma formidável para a compreensão de nosso presente.
A biopolítica, para Agamben, é caracterizada pela constante produção da vida nua, por meio da decisão soberana. A soberania é dispositivo através do qual é possível separar a vida de suas formas de vida e, dessa maneira, produzir a vida nua. Dito de outro modo, a política ocidental se constitui nessa possibilidade de opor uma vida qualificada a uma vida sem valor. Ora, é isso que vemos na ação ético-política dos antigos. Uma vida desprovida de sua forma, uma mera vida, como dizia Benjamin (1986), só poderia ocorrer no interior do Oikos, isto é, a economia, donde reinava a violência e a sobrevivência. Esse âmbito era necessariamente inverso ao da vida pública.
Para o filósofo italiano, a história política é a tentativa sempre refundada e mais uma vez retomada de separar no vivente esses dois elementos, a vida nua e a vida qualificada. A experiência ocidental da qualificação da vida humana enquanto vida política passa por uma inclusão exclusiva (cf. AGAMBEN, 20041. AGAMBEN G. Homo Sacer. O poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004., p. 29ss). Explica-se. A vida, em sua nudez, enquanto suporte último dos gêneros de vida, isto é, enquanto vida política e autárquica, precisa ser separada e dividida e, ao mesmo tempo, necessita ser incluída como a negatividade da pólis. Em suma, a vida nua é incluída na comunidade política, por meio de sua suspensão, sua exclusão.
Definamos a política como uma máquina ontológico-biopolítica (AGAMBEN, 20173. AGAMBEN G. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017., p. 229). A máquina politiza a vida, dá a ela um caráter político, ao dividi-la: de um lado, a vida nua, zoé, de outro a vida qualificada, bíos. Todavia, o centro dessa máquina, onde tudo se passa, está vazio, ela não tem outro conteúdo que não a cesura, a separação em si mesma. A máquina se deixa ver somente porque já está construída a partir de separações. Biopolítica, portanto, mas também ontológico-política, pois, do modo como as coisas se passam, poderíamos dizer que, conforme Agamben, a política como obra do humano é uma práxis na qual o lógos separa aquilo que é inseparável, quer dizer, a vida vegetativa da vida qualificada, o fato da vida da forma como levamos a vida.
O problema, então, é que, na modernidade, o objeto e o objetivo da política deixaram de ser o bíos e tornaram-se a zoé, em termos foucaultianos. Ou a vida biológica, isto é, econômica e reprodutiva, ocupando cada vez mais o centro da vida política, em termos arendtianos. A politização da zoé, da vida nua, nos é apresentada como o evento político decisivo da modernidade, pois modifica radicalmente os conceitos políticos gregos, dos quais nos servimos por três mil anos. A modernidade, assim, ao colocar a vida biológica, a vida nua, no centro dos cálculos e mecanismos do poder, trouxe à tona o dispositivo originário por meio do qual se formou a política e o direito.
A atual crise sanitária, talvez sem precedentes na história - ainda é cedo para dizer -, demonstra como estamos presos ao paradigma da vida nua. Diante de um cenário de catástrofe, esquerda e direita não conseguem propor nada para além da organização econômica da humanidade. De um lado a necessidade de sobrevivência da população, de outro, a sobrevivência do mercado. Para não criar mal-entendidos, estamos cientes e concordamos com a necessidade de políticas públicas de isolamento e, sobretudo, de atenção financeira aos mais expostos - todavia, é pouco.
Referências
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1AGAMBEN G. Homo Sacer. O poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.
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2AGAMBEN G. O Aberto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
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3AGAMBEN G. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017.
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4ARENDT H. A condição humana. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
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5BENJAMIN Walter. Crítica da Violência - Crítica do Poder. In: BENJAMIN, Walter. Documentos de Cultura Documentos de Barbárie [Escritos Escolhidos]. São Paulo: Cultrix: Editora da Universidade de São Paulo, 1986.
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6FOUCAULT M. História da Sexualidade I. A vontade de saber. 5ª ed. Rio de Janeiro. Edições Graal. 1984.
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7PETERS M. Pós- estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte. Autêntica. 2000.
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8NEGRI A. A Linguagem e a Morte. Revista Lugar Comum. N. 27. Janeiro de 2011, p. 336-337.
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9SILVA Reginaldo Oliveira. Morte impune, luto proibido: vida nua e vida precária em Giorgio Agamben e Judith Butler. Trans/Form/Ação: revista de filosofia da Unesp, vol. 43, n. 3 p. 339–360, 2020.
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10VALERIO Raphael Guazzelli. Teoria biopolítica da formação humana. Curitiba: Editora UFPR, 2020. No prelo.
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11VALERIO Raphael Guazzelli. Antonio Negri e o monstro (bio)político: genealogia do conceito de multidão. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 83-105, jan./abr. 2017.
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. A própria ideia de humano também é produto da máquina (AGAMBEN, 2013; VALERIO, 2020).
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
14 Maio 2021 -
Data do Fascículo
Jul-Sep 2020
Histórico
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Recebido
21 Jul 2020 -
Aceito
23 Jul 2020