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Trans/Form/Ação, Volume: 47, Número: 3, Publicado: 2024
  • O Homo Profanum e a potência do uso: uma proposição conceitual a partir de Giorgio Agamben Artigo

    Paz, Caio

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo pretende apresentar uma proposição conceitual a partir dos escritos do filósofo italiano Giorgio Agamben. Uma das noções centrais na filosofia política dele é a de Homo Sacer, utilizada como figura paradigmática para tecer críticas à violência do direito. A partir disso, neste artigo, propõe-se um jogo com essa noção, por intermédio do sintagma Homo Profanum. Esse jogo está referido ao papel que o conceito de profanação tem, no pensamento ético agambeniano. Por meio dessa proposição conceitual, mostra-se como Agamben realiza uma crítica à tradição e à maneira como ela concebeu a noção de sujeito. Além disso, ressalta-se também como, através dos conceitos de potência e uso, o filósofo italiano oferece apontamentos para abrir o horizonte ético da modernidade. Assim, caracteriza-se a figura que se chama de Homo Profanum, com base no modo como o filósofo italiano concebe as noções de ingovernável, de uso e de forma-de-vida, que, orbitando em torno do conceito de potência, formam uma constelação conceitual a partir da qual Agamben faz indicações para pensar sua ética da profanação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article aims to present a conceptual proposition based on the writings of the Italian philosopher Giorgio Agamben. One of the central notions in his political philosophy is that of Homo Sacer, used as a paradigmatic figure to criticise the violence of law. From this, in this article, I propose a game with this notion, through the syntagma Homo Profanum. This game refers to the role that the concept of profanation plays in Agambenian ethical thought. Through this conceptual proposition, I show how Agamben criticises tradition and the way it conceives the notion of subject. In addition, I also show how, through the concepts of potency and use, the Italian philosopher offers notes to open the ethical horizon of modernity. Thus, I characterise the figure I call Homo Profanum from the way the Italian philosopher conceives the notions of ungovernable, use and life-form, which, orbiting around the concept of potentiality, form a conceptual constellation from which Agamben makes notes to think his ethics of profanation.
  • Paul Feyerabend: realista e antirrealista Artigo

    Corbanezi, Eder

    Resumo em Português:

    Resumo: Intensamente discutidos na filosofia da ciência nos séculos XX e XXI, os temas do realismo e do antirrealismo perpassam a obra de Feyerabend. No entanto, discernir a posição do autor sobre esses assuntos constitui um problema para estudiosos de sua filosofia. Sinal dessa dificuldade é que eles atribuem a Feyerabend a adesão a (ou a rejeição de) diferentes concepções de realismo e de antirrealismo. Apesar das divergências, porém, estudiosos abordam o tema de modo semelhante, detectando elementos das posições realistas e antirrealistas de Feyerabend que são incompatíveis entre si e que se sucedem no decorrer de sua obra. Embora tais pesquisas sejam valiosas, propomo-nos explorar outra abordagem, que também nos parece pertinente. Examinando escritos de Feyerabend, buscamos discernir condições que tornam possível ao autor assumir, sem contradição, posições realistas e antirrealistas. Por fim, procuramos depreender da concepção de ciência de Feyerabend características do realismo prescrito pelo autor, assim como características do realismo por ele proscrito.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Intensely discussed in the philosophy of science in the 20th and 21st centuries, the themes of realism and anti-realism pervade Feyerabend’s work. However, discerning the author’s position on these subjects poses a problem for scholars. One sign of this is that they attribute to Feyerabend the adherence to (or the rejection of) different conceptions of realism and anti-realism. Despite the divergences, however, scholars approach the topic in a similar way, detecting elements of Feyerabend’s realist and anti-realist positions that are incompatible with each other and that follow one another in the course of his work. Although such studies are of great value, we propose to explore another approach, which also seems pertinent. Examining Feyerabend’s writings, we seek to discern conditions that make it possible for the author to assume, without contradiction, realist and anti-realist positions. Finally, we seek to infer from Feyerabend’s conception of science features of the realism prescribed by the author as well as features of the realism proscribed by him.
  • Do novo método ao primeiro método: tensão e impulso no Fichte tardio Artigo

    Ferraguto, Federico

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo investiga as razões para a substituição do conceito de tender da razão pelo de vontade, nos últimos escritos de J. G. Fichte, e, em particular, em suas lições sobre os Fatos da Consciência, de 1813. Esta investigação torna possível redimensionar a interpretação de R. Lauth, segundo a qual o filosofar de Fichte teria repensado a primazia atribuída pela modernidade ao conhecimento teórico e teria conseguido construir uma filosofia “nova methodo”, mas não teria conseguido superar uma concepção “horizontal” da razão, em vista da formação de uma filosofia “prima methodo”. Esta última partiria, não da correlação tendência-afeição, mas da autoclarificação da razão, de acordo com a tarefa que ela estabelece para si mesma. Após uma panorâmica sobre a doutrina do tender, no contexto de uma exposição filosófica “nova methodo” (§2), define-se a forma em que Fichte a repensa, em termos de uma vontade capaz de ordenar constelações de eventos de maneira coerente (§3) e como essa ordenação fundamenta uma compreensão do mundo como horizonte de ação humana coerente.

    Resumo em Italiano:

    Astratto: L’articolo mette in luce le ragioni della sostituzione del concetto di tendere della ragione con quello di volontà negli ultimi scritti di J. G. Fichte, prendendo in considerazione, in particolare, le lezioni sui Fatti della coscienza del 1813. L’obiettivo è quello di ridimensionare l’interpretazione di R. Lauth, secondo la quale il filosofare fichtiano avrebbe ripensato il primato attribuito dalla modernità al sapere teorico riuscendo a costruire una filosofia ‘nova methodo’, senza tuttavia superare una concezione ‘orizzontale’ della ragione in vista della formazione di una filosofia ‘prima methodo’. Quest’ultima partirebbe, non dalla correlazione tendere-affezione, ma dalla autochiarificazione della ragione in funzione del compito che essa pone a se stessa. Dopo una panoramica della dottrina del tendere nell’ambito di un’esposizione filosofica nova methodo, (§2) l’articolo definisce il modo in cui Fichte lo ripensa nei termini di una volontà capace di ordinare in modo coerente costellazioni di eventi e come tale ordine stia alla base di una comprensione del mondo come orizzonte di un coerente agire umano (§3).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The paper points out the reasons for the substitution of the concept of reason’s striving for the concept of will in J.G. Fichte’s later writings, and particularly in his lectures on the Facts of Consciousness of 1813. In this way, it is possible to rethink R. Lauth’s interpretation, according to which Fichtian philosophizing would reconsider the primacy attributed by modernity to theoretical knowledge and would succeed in constructing a “nova method” philosophy, but would fail to overcome a ‘horizontal’ conception of reason with a view to the formation of a “prima methodo” philosophy. The latter would start, not from the striving-affection correlation, but from the self-clarification of reason according to the task it sets for itself. After an overview of the doctrine of striving in the context of a philosophical exposition nova methodo, (§2) we define how Fichte rethinks it in terms of a will capable of coherently ordering constellations of events and how such ordering underlies an understanding of the world as the horizon of coherent human action (§3).
  • An analysis of the essence of Chinese opera and vocal music from the perspective of hermeneutics and reception aesthetics Article

    Xiang, Jinjing

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El desarrollo del arte de la ópera china en la época moderna ha cambiado mucho con el tiempo. Explicar la esencia del arte de la ópera china y la música vocal desde la teoría de la hermenéutica y la estética de la recepción occidental moderna es beneficioso para ordenar el contexto y las características de desarrollo de la ópera china en diferentes momentos. Al mismo tiempo, proporcionar un método de análisis sistemático para la estética moderna de la ópera y la música vocal promueve el desarrollo estético del arte y contribuye a la innovación de la forma y la refinación técnica del arte de la ópera y la música vocal nacional. La investigación comienza con el análisis teórico de la hermenéutica y la estética de la recepción y verifica y explora la historia de desarrollo de la ópera china. El análisis de la esencia artística de la ópera y la música vocal se resumirá principalmente desde la perspectiva del objeto del texto operístico y el sujeto del público estético. El propósito de esta investigación es explicar las características esenciales del arte de la ópera y la música vocal desde la relación entre el sujeto y el objeto. Además, tiene como objetivo examinar la relación entre el comportamiento de comprensión de las masas y el comportamiento de resumen de los creadores y artistas para el arte de la ópera y la música vocal.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The development of Chinese opera art, in modern times, has greatly changed with the times. Explaining the essence of Chinese opera and vocal music art from the Western modern hermeneutics and reception aesthetics theory is conducive to sorting out the development context and characteristics of Chinese opera in different times. At the same time, providing a systematic analysis method for modern opera and vocal music aesthetics promotes the aesthetic development of the art and contributes to the form innovation and technical refinement of domestic opera and vocal music art. The research starts with the theoretical analysis of hermeneutics and reception aesthetics and verifies and explores the development history of Chinese opera. The analysis of the artistic essence of opera and vocal music will be summarized mainly from the perspective of the object of the opera text and the subject of the aesthetic audience. The purpose of this research is to explain the essential characteristics of opera and vocal music art from the relationship between the subject and the object. Besides, it aims to examine the relationship between the understanding behavior of the masses and the creators and performers’ summary behavior for opera and vocal music art.
  • Atividades do corpo da paz nas grandes cidades da China: uma exceção à filosofia diplomática americana? Article

    Ye, Long; Liao, Zhihua

    Resumo em Português:

    Resumo: Historicamente, as missões do Corpo da Paz na China foram vistas como uma exceção à regra da diplomacia americana, que se baseia em uma mentalidade pragmática. De maneira um tanto discreta, o Corpo da Paz vem operando na China, há quase 30 anos. Os voluntários têm feito contribuições significativas para o intercâmbio de pessoas entre a China e os Estados Unidos, através de suas próprias experiências de aculturação. Desde o desenvolvimento do caminho dos “Voluntários da Amizade EUA-China”, na China, embora o Corpo da Paz tenha tentado desafiar a resistência do Congresso dos EUA, ele não conseguiu superar a política externa dos EUA. Os “Voluntários da Amizade EUA-China” foram estabelecidos devido à melhoria das relações bilaterais entre a China e os Estados Unidos e se desenvolveram porque poderiam ajudar os Estados Unidos a promover ainda mais as relações bilaterais. Entretanto, embora o Corpo da Paz afirme ser politicamente independente, ele deve interromper seu desenvolvimento, na China, quando o desenvolvimento do projeto entrar em conflito com a política americana em relação à China. Embora a maioria dos voluntários trabalhe em faculdades, nas grandes cidades, o ambiente de ajuste cultural para os voluntários do Corpo da Paz na China é relativamente único, na história do programa. Eles encontram diferenças culturais mais difíceis, enquanto experimentam substancialmente menos estresse aculturativo, na vida diária. A maioria dos voluntários do Corpo da Paz é capaz de encorajar intercâmbios culturais entre a China e os Estados Unidos, devido ao seu apoio ativo ao aprendizado cultural. Descobriu-se que não há diferenças significativas entre as atividades do Corpo da Paz na China e as de outros países, depois de se examinar o histórico de desenvolvimento do projeto, na China. O Corpo da Paz não é uma exceção à abordagem americana da diplomacia, a qual é pragmática.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The Peace Corps program was once considered an unconventional approach to American diplomacy centered on pragmatic philosophy. The iniciative of Peace Corps in China was perceived as an extraordinary endeavor, yet it has been effectively operating in China for nearly thirty years. The volunteers involved in the program have been instrumental in promoting people-to-people exchanges between the United States and China, drawing from their experiences in cultural immersion. The creation of the “U.S.-China Friendship Volunteers” path was intended to improve bilateral relations between the two nations. Despite opposition from the U.S. Congress, the Peace Corps has not surpassed the foreign policy of the Untied States. However, when the Peace Corps program goes against the policy between the United States and China , it has to end its development in China. This contradicts the claimed political neutrality of the Peace Corps. Throughout the “U.S.-China Friendship Volunteers” program, most volunteers have worked in universities in large cities. Consequently, the cultural adaptation environment for Peace Corps volunteers in China is unique. They are presented with more challenging cultural differences, with relatively lower acculturation stress in their material life. The Peace Corps enables most volunteers to bolster cultural exchanges between China and the United States through active cultural learning support. The development of the Peace Corps project in China reveals no fundamental distinction between its activities in China and other countries. Hence, the “U.S.-China Friendship Volunteers” program of the Peace Corps is not an exception to the pragmatic diplomatic philosophy of the United States.
  • Sobre el lugar que corresponde a Herbart en el psychologismusstreit Artículo

    Porta, Mario Ariel González

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Para determinar el lugar que corresponde a un determinado autor en el proceso denominado “polémica en torno al psicologismo” (Psychologismusstreit), es necesario ir mas allá de sus expresas afirmaciones acerca de la relación entre psicología y lógica y atender a sus manifestaciones con respecto a la subjetividad. En las líneas que siguen este principio general es aplicado a Herbart, lo cual posibilitará determinar el lugar que él ocupa en la polémica y clarificar la relación en la cual se encuentra con otros autores mejor conocidos y paradigmáticos de la misma, como es el caso de Frege.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: To determine the place that corresponds to a particular author in the process called “the dispute about psychologism” (“Psychologismusstreit”), it is necessary to go beyond his express statements about the relationship between psychology and logic, and pay attention to his statements regarding subjectivity. In the following lines, this general principle is applied to Herbart, which will make it possible to determine the place he occupies in the dispute and clarify the relationship in which he finds himself with respect to other better-known and paradigmatic authors of said dispute, such as Frege.
  • Existo, logo o mundo pensa: Whitehead, Latour e a estética científica Artigo

    Pinho, Thiago

    Resumo em Português:

    Resumo: Muitos pensam que a capacidade crítica e reflexiva, assim como a postura de acolher a contingência, o outro e o debate, é alguma energia interna e bem intencionada de pessoas com mente aberta, como defendem os liberais, quer de direita, quer de esquerda. O que não percebem é o quanto a capacidade de reflexão e diálogo é um fenômeno externo, presente no próprio mundo, produzido apenas graças a um espaço de resistências, encontros e até frustrações, a exemplo da esfera acadêmica e científica. Ele impede que meu cogito e meus convenientes esquemas epistêmicos saiam do controle, em um delírio transcendentalista perigoso, e se apoderem do mundo e das próprias circunstâncias. O objetivo deste ensaio é justamente compreender essa dimensão estética da ciência, essa característica ontológica que atravessa seus contornos, tomando como ponto de partida os conceitos de “importância”, em Whitehead, e matters of concern, em Bruno Latour.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Many people think that the capacity for criticism and reflection, as well as the attitude of welcoming contingency, the other, and debate, is some internal and well-intentioned energy of open-minded people, as advocated by liberals, whether from the right or the left. What they don’t realize is how much the capacity for reflection and dialogue is an external phenomenon, present in the world itself, produced only thanks to a space of resistances, encounters, and even frustrations, as in the academic and scientific sphere. It prevents my cogito and my precious epistemic schemes from getting out of control, in a dangerous transcendentalist delirium, and taking over the world and the circumstances themselves. The aim of this essay is precisely to understand this aesthetic dimension of science, this ontological feature that crosses its contours, taking as a starting point the concepts of “importance” in Whitehead and “matters of concern” in Bruno Latour.
  • Uma defesa de uma historiografia inferencialista da filosofia: compromissos, incompatibilidades e direitos Artigo / Article

    Ferreira, Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo: Mesmo que neguemos qualquer tipo de excepcionalismo à filosofia como empreendimento intelectual (ver Williamson, 2007), parece fácil conceder que, pelo menos no que diz respeito às relações com sua própria história, a filosofia é diferente de outros campos do conhecimento (ver Williamson, 2018). No entanto, questões relacionadas ao escopo, papel e validade da história da filosofia para a atividade filosófica são tão antigas quanto a própria filosofia, além de se tornarem relevantes no chamado parting of ways entre as tendências analítica e hermenêutico-fenomenológica. No entanto, é possível dizer que, pelo menos desde a segunda metade do último século, temos visto uma inflexão importante sobre o lugar e a importância da história da filosofia na filosofia contemporânea: tanto por causa da “virada histórica” na filosofia analítica, com obras de Strawson, Sellars e, mais recentemente, Brandom, servindo como bons exemplos desse movimento, quanto pelo interesse recentemente renovado em questões de metafilosofia. Um exemplo desse segundo movimento é o debate entre os chamados apropriacionistas e os contextualistas. Portanto, este artigo tem como objetivo analisar os dois principais argumentos contra as reconstruções racionais - o GTRC e a acusação de anacronismo - e oferecer uma defesa de uma abordagem inferencialista para a história da filosofia, com base no trabalho de Robert Brandom, que é simultaneamente aberto a certo contextualismo, bem como estabelece parâmetros para as reconstruções racionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Even if we deny any kind of exceptionalism to philosophy as an intellectual enterprise (see Williamson, 2007), it seems easy to concede that, at least concerning relations with its own history, philosophy is different from other fields of knowledge (see Williamson, 2018). However, questions regarding the scope, role and validity of the history of philosophy for philosophical activity are as old as philosophy itself, as well as becoming relevant in the so-called “parting of ways” between analytic and hermeneutic phenomenological trends. However, it is possible to say that, at least since the second half of the last century, we have seen an important inflection about the place and importance of the history of philosophy in contemporary philosophy: both because of the “historical turn” in analytical philosophy, with works by Strawson, Sellars and, more recently, Brandom, serving as good examples of such a movement, and due to the recently renewed interest in questions of metaphilosophy. An example of this second movement is the debate between the so-called appropriationists and contextualists. Hence, this paper sets out to analyze the two main arguments against rational reconstructions - the GTRC and the causation of anachronism - and offer a defense of an inferentialist approach to the history of philosophy, based on Robert Brandom’s work, which is simultaneously open to certain contextualism, as well as establishing parameters for rational reconstructions.
  • El acontecimiento de una verdadera vida: la filosofía de François Jullien y el recurso cristiano Artículo

    Solís-Nova, David

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El pensamiento de François Jullien ha realizado valiosos aportes a la filosofía contemporánea, principalmente, nutriendo la interpretación de algunas temáticas clásicas desde la originalidad de la milenaria sabiduría china. Este enfoque ha revelado aspectos que la filosofía occidental, con su metafísica centrada en el ser, ha pasado por alto. Entre estos aspectos, Jullien ha llamado la atención sobre cómo han quedado impensados, al menos para la filosofía, una serie de recursos de lo se podría llamar ‘pensamiento cristiano’. La pregunta central de esta investigación es si esta lógica cristiana representa un recurso más, entre varios, que Jullien ha explotado en su trabajo intelectual o si, además, constituye una de las fuentes fundamentales de su propia obra y el comienzo de posibles des-coincidencias con la filosofía del ser. Las conclusiones indican una presencia notable e indispensable de estas nociones cristianas en su propuesta argumental, aunque sin pasar por la fe. Este estudio comenzará revisando las principales tesis del filósofo francés y, al mismo tiempo, describirá cómo él mismo las ha ido poniendo en relación y discusión con la doctrina cristiana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The thought of François Jullien has made valuable contributions to contemporary philosophy, primarily by enriching the interpretation of certain classic themes through the uniqueness of ancient Chinese wisdom. This approach has revealed aspects that Western philosophy, with its metaphysics focused on being, has overlooked. Among these aspects, Jullien has drawn attention to how a series of resources of what could be called ‘Christian thought’ have remained unthought-of, at least from a philosophical perspective. The central question of this research is whether this Christian logic represents just another resource, among several, that Jullien has utilized in his intellectual work, or if it also constitutes one of the fundamental sources of his own work and the beginnings of possible de-coincidence from the philosophy of being. The conclusions indicate a notable and indispensable presence of these Christian notions in his argumentative proposal, albeit without resorting to faith. This study will begin by reviewing the main theses of the French philosopher and, at the same time, will describe how he has been relating and discussing them with Christian doctrine.
  • Bioética islâmica e valores da globalização moderna: principais pontos de contato Article

    Javadli, Gamar

    Resumo em Português:

    Resumo: A bioética islâmica e os valores da globalização moderna colidem, à medida que as forças globais penetram nos países de maioria muçulmana, necessitando de uma integração ponderada, para promover a compreensão mútua. Esta investigação explora as perspectivas islâmicas sobre os avanços biomédicos para identificar áreas de convergência e divergência com os valores globalizados. Utilizando a análise teórica, a síntese, a comparação e a generalização, surgiram conclusões notáveis. Enquanto a globalização promove procedimentos médicos sem entraves, a bioética islâmica apresenta posições matizadas que refletem a falta de unidade do Islão. Os principais resultados mostraram que a bioética islâmica está em sintonia com os valores globais. em alguns procedimentos, como o transplante de órgãos e o aborto precoce, mas diverge em relação à reprodução assistida, à maternidade de substituição e à eutanásia ativa. devido a proibições morais. Em última análise, esta investigação realça a importância de uma integração gradual que respeite as tradições islâmicas, aliada à educação. para aumentar a compreensão e a abertura à evolução bioética. A navegação ponderada do intrincado nexo entre a globalização e a bioética islâmica pode permitir a prossecução de avanços médicos que afirmem a vida. sem sacrificar os valores fundamentais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Islamic bioethics and modern globalization values collide as global forces permeate Muslim-majority countries, necessitating thoughtful integration to foster mutual understanding. This research explores Islamic perspectives on biomedical advances to identify areas of convergence and divergence with globalized values. Utilizing theoretical analysis, synthesis, comparison and generalization, notable findings emerged. While globalization promotes unhindered medical procedures, Islamic bioethics exhibits nuanced positions reflecting the lack of unity of Islam. Key results showed Islamic bioethics aligns with global values on some procedures, like organ transplantation and early abortion, but diverges on assisted reproduction, surrogate motherhood and active euthanasia due to moral prohibitions. Ultimately, this research highlights the importance of gradual integration that respects Islamic traditions, paired with education to increase understanding and openness to bioethical evolution. Thoughtful navigation of the intricate nexus between globalization and Islamic bioethics can enable pursuit of life-affirming medical advancement without sacrificing core values.
  • Reflection of conscience in people of the XX and XXI centuries Article

    Seisekenova, Ainash; Bülent, Şenay; Yunissov, Yersin

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: La relevancia del estudio se debe a la necesidad de un análisis conceptual de la transformación de un fenómeno tan humano como la conciencia en el período de los siglos XX-XXI. En este sentido, el propósito de este estudio es determinar las principales características del reflejo de la conciencia en la conciencia pública de los siglos XX - XXI y sus características funcionales clave. Los principales métodos científicos para estudiar el tema son los métodos científicos generales básicos de análisis, síntesis, inducción, deducción, comparativos, sistemáticos, que permiten un acercamiento exhaustivo a la presentación del tema y crean una imagen estructurada de las transformaciones morales y éticas. El artículo revela los enfoques fundamentales de la interpretación de la conciencia en la historiografía moderna. Los resultados de la investigación pueden utilizarse activamente no sólo en la ciencia filosófica moderna, como fundamentación de los principales enfoques para la interpretación de la percepción real de la conciencia, sino también en las humanidades afines para confirmar cambios históricos, morales, éticos, psicológicos y de otro tipo. en el proceso de evolución social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The relevance of the study is due to the need for a conceptual analysis of the transformation of such a human phenomenon as conscience in the period of the XX-XXI centuries. In this regard, the purpose of this study is to determine the main features of the reflection of conscience in the public consciousness of the XX - XXI centuries and its key functional characteristics. The main scientific methods for studying the issue are basic general scientific methods of analysis, synthesis, induction, deduction, comparative, systematic, which allow a thorough approach to the presentation of the topic and create a structured picture of moral and ethical transformations. The article reveals the fundamental approaches to the interpretation of conscience in modern historiography. The results of the research can be actively used not only in modern philosophical science, as a substantiation of the main approaches to the interpretation of the actual perception of conscience, but also in related humanities to confirm historical, moral, ethical, psychological and other changes in the process of social evolution.
  • Comentário a “Existo, logo o mundo pensa: Whitehead, Latour e a estética científica”: medindo a verdade Comentário

    Bezerra, Julio
  • Comentário a “Sobre el lugar que corresponde a Herbart en el psychologismusstreitComentário

    Tourinho, Carlos Diógenes Côrtes
  • Comentário a “Sobre el lugar que corresponde a Herbart en el psychologismusstreitComentário

    Guimarães, Deborah Moreira
  • Comentário a “Sobre el lugar que corresponde a Herbart en el psychologismusstreitComentário

    Brito, Evandro Oliveira de
  • El acontecimiento de una verdadera vida: la filosofía de François Jullien y el recurso cristiano Comentario

    Molteni, Agostino
  • Islamic bioethics and modern globalization values: main points of contact Comment

    Beresniovas, Romas
  • Comment on “An analysis of the essence of Chinese opera and vocal music from the perspective of hermeneutics and reception aesthetics” Comment

    Yang, Yonggang
  • Comment on “The activities of the peace corps in big cities of China: an exception to American diplomatic philosophy?” Comment

    Tang, Hui
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