Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da satisfação dos familiares com um serviço de internação em saúde mental

Resumo

Objetivo

Avaliar a satisfação de familiares cuidadores com um serviço de internação em saúde mental no Brasil.

Métodos

Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Uma amostra de 80 familiares cuidadores respondeu à Escala de Avaliação da Satisfação de Familiares com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), além de questionário sociodemográfico. As variáveis categóricas foram expressas como freqüências e porcentagens, e as variáveis quantitativas, como médias e desvios padrão. As interações entre variáveis e índices da escala foram analisadas utilizando o test t de Student, correlação de Pearson e análise de variância.

Resultados

Os resultados indicaram escore médio de satisfação geral elevado quando considerada a categorização dos itens da escala, tendo ocorrido maiores índices de satisfação no fator ‘Resultados do tratamento’ e menores índices nos fatores ‘Acolhida e competência da equipe’ e ‘Privacidade e confidencialidade’. Na comparação das amostras estudadas, foram observados maiores escores de satisfação geral e por fator no modelo de atendimento residência médica em relação ao modelo psiquiatra assistente. Não houve diferenças significativas quanto à satisfação dos familiares em relação às variáveis sociodemográficas.

Conclusão

A satisfação dos familiares foi elevada. Foram evidenciadas necessidades de melhoria nos aspectos relacionados à infraestrutura dos serviços. Esta pesquisa aponta para a importância de serem realizadas avaliações contínuas e regulares dos serviços, tendo como foco a satisfação dos usuários e familiares para uma melhor compreensão dos fatores que contribuem para a qualidade do atendimento.

Pesquisa sobre serviços de saúde; escalas; hospitalização; cuidadores; serviços de saúde mental

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br