Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades psicométricas do Inventário de Crescimento Pós-Traumático em uma amostra de estudantes universitários brasileiros

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo é examinar as propriedades psicométricas da versão brasileira do Inventário de Crescimento Pós-Traumático (Posttraumatic Growth Inventory - PTGI).

Método:

Foram avaliados 300 estudantes universitários através de instrumentos que investigaram histórico de trauma, sintomas pós-traumáticos e de depressão e traços de personalidade através do modelo Big Five. A correlação de Pearson foi utilizada para investigar consistência interna, confiabilidade entre itens e procedimentos de validade de construto. Análise de componentes principais e análise de fatores confirmatórios foram realizadas para investigar a estrutura fatorial do PTGI.

Resultados:

Os resultados confirmaram a estrutura original de cinco fatores. Os resultados mostraram boa consistência interna para a escala total (α = 0.91) e suas subescalas, variando de α = 0.85 a α = 0.70. Além disso, evidências de validade de construto e convergente foram observadas através de correlações com sintomas pós-traumáticos e de depressão e medidas de personalidade.

Conclusões:

Os resultados preliminares sugerem que o PTGI brasileiro é confiável e apresentou evidência de validade adequada.

Descritores:
Trauma psicológico; transtornos de estresse; póstraumático; estudos de validação; psicometria

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br