Acessibilidade / Reportar erro

Inteligência emocional e transtornos do espectro da esquizofrenia: uma revisão crítica da literatura

Resumo

Introdução

Inteligência emocional (IE) é um constructo postulado por Mayer e Salovey para designar a habilidade de perceber, entender, utilizar e gerenciar emoções. O estudo de IE em esquizofrenia oferece novos insights quanto ao impacto deste transtorno em funções cognitivas e funcionais.

Objetivos

Conduzir revisão da literatura que analisa o prejuízo em IE nos transtornos do espectro da esquizofrenia utilizando instrumentos padronizados.

Métodos

Buscas foram realizadas nos bancos de dados MEDLINE/PubMed, Google Scholar, Cochrane, LILACS, Embase, ClinicalTrials.gov e SciELO. O único instrumento validado utilizado foi a Multifactor Emotional Intelligence Scale (MSCEIT). Artigos que utilizaram todas as ramificações da MSCEIT para avaliar IE em transtornos do espectro da esquizofrenia e em controles saudáveis foram incluídos na revisão.

Resultados

Encontramos 30 artigos no tópico estudado. Os estudos analisados mostraram um prejuízo significativo da IE pela MSCEIT em pacientes com transtornos do espectro da esquizofrenia quando comparados com controles saudáveis. Em relação às ramificações da MSCEIT, compreensão das emoções e gerenciamento das emoções foram as ramificações com maior prejuízo.

Conclusão

Devido à maior parte dos estudos serem estudos transversais, não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre os déficits em IE e transtornos do espectro da esquizofrenia. Portanto, estudos longitudinais são necessários para se estabelecer uma relação mais clara entre essas variáveis. Assim, talvez possamos intervir na prevenção e manejo desses transtornos, para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.

Inteligência emocional; esquizofrenia; transtornos psicóticos

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br