Acessibilidade / Reportar erro

Revisão crítica da literatura em inteligência emocional e adição

Resumo

Introdução

Inteligência emocional (IE) é definida como a habilidade de perceber, compreender, utilizar e manejar emoções. Estudos em IE são potencialmente úteis na compreensão de comportamentos relacionados a adições, assim como no planejamento de intervenções.

Objetivos

Realizar revisão crítica da literatura em comprometimento da IE em adições.

Métodos

A busca foi realizada nas plataformas MEDLINE/PubMed, Google Scholar, Cochrane, LILACS e SciELO. Artigos que utilizaram o Mayer-Salovey-Caruso Emotional Intelligence Test (MSCEIT) para a avaliação de IE em adições e controles saudáveis foram incluídos na revisão.

Resultados

Nós selecionamos sete artigos que avaliaram IE e sua associação com dependência química e não química, especialmente abuso de álcool e dependência de cocaína. A maior parte dos estudos reportou que indivíduos com transtornos relacionados ao uso de substâncias apresentaram valores inferiores na MSCEIT em comparação a controles saudáveis.

Conclusão

De forma geral, os estudos revisados demostraram uma associação entre dependência química e déficits em IE na comparação com controles saudáveis. No entanto, a reduzida quantidade de transtornos de uso de substância analisada, problemas metodológicos relacionados a instrumentos de avaliação de IE e a ausência de seguimento dos sujeitos incluídos nos estudos são limitações significativas.

Inteligência emocional; transtornos relacionados ao uso de substâncias; dependência química; dependência não química

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br