Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos fatores associados à adesão de fumantes a um grupo de apoio de curta duração para a cessação de tabagismo: um estudo longitudinal em um país em desenvolvimento

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi determinar quais características individuais de fumantes estão associadas à sua adesão a um grupo de apoio para a cessação do tabagismo.

Métodos:

Fumantes de Porto Alegre, Brasil, foram convidados a participar de um grupo de apoio para a cessação do tabagismo realizado em quatro reuniões semanais. Dados sociodemográficos, história tabagística, presença de doenças relacionadas ao tabaco, severidade da dependência de nicotina, estágio motivacional e sintomas de ansiedade e depressão foram avaliados no início do estudo. Adesão foi definida como estar presente nas reuniões do grupo, e foi medida na segunda e na quarta sessões do programa.

Resultados:

O estudo recrutou 167 fumantes que compareceram ao primeiro encontro e preencheram os critérios de inclusão. Desses participantes, 102 retornaram para a segunda sessão, e apenas 55 completaram as quatro semanas do programa. Com relação à adesão imediata (segunda sessão), adultos com idade superior a 35 anos mostraram maior probabilidade de aderir ao tratamento (p = 0.004), enquanto um maior número de cigarros por dia foi associado com menor adesão (p = 0.031). Para a adesão final (quarta sessão), apenas um nível mínimo de ansiedade foi associado com maior probabilidade de adesão (p = 0.02).

Conclusões:

Fumantes mais velhos, que fumavam menos cigarros por dia, e com menores níveis de ansiedade exibiram maiores taxas de adesão ao programa de apoio para a cessação do tabagismo.

Descritores:
Adesão; cessação do tabagismo; motivação; transtorno por uso de tabaco; comorbidade

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br