Acessibilidade / Reportar erro

A TCC possui efeitos duradouros no tratamento do TEPT após um ano de seguimento? Revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados

Resumo

Introdução:

Várias meta-análises anteriores documentaram a eficácia a curto prazo da terapia cognitivo-comportamental (TCC). No entanto, sua eficácia a longo prazo permanece desconhecida. O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é uma doença crônica grave, debilitante e incapacitante.

Objetivo:

Estimar a eficácia a longo prazo da TCC no tratamento do TEPT, avaliando a manutenção do efeito após um ano de seguimento.

Métodos:

Realizamos uma revisão sistemática através de pesquisas nas bases de dados eletrônicas ISI Web of Science, PubMed, PsycInfo e Pilots. Incluímos estudos randomizados nos quais a TCC foi comparada com um grupo controle (lista de espera ou tratamento usual) em adultos com TEPT que relataram pelo menos um ano de seguimento da TCC.

Resultados:

A pesquisa identificou 2.324 estudos e 8 foram selecionados. A TCC mostrou-se eficaz no tratamento do TEPT no período pós-tratamento. A melhora nos sintomas de TEPT foi estatisticamente significativa em relação ao grupo controle. A melhora observada no grupo de tratamento ou grupo único (formado por ambos os grupos de tratamento e controle, que foi submetido à intervenção após algumas semanas na lista de espera) foi mantida no seguimento.

Conclusão:

Devido à ausência de grupo controle no período de follow-up em 6 dos 8 estudos incluídos nesta revisão, ainda não há base metodológica adequada para afirmar que a TCC tem efeitos duradouros no tratamento do TEPT. Nosso estudo encontrou graves deficiências metodológicas e a necessidade de preencher essa lacuna na literatura através de estudos com delineamentos robustos e sofisticados.

Descritores:
Transtorno de estresse pós-traumático; terapia cognitivo-comportamental; seguimento; efeitos duradouros

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br