Resumo
Introdução:
Regulação emocional pode ser definida como o processo pelo qual os indivíduos regulam sua experiência emocional. Tem sido demonstrado que déficits na regulação emocional podem estar associados a vários transtornos psiquiátricos. Nesta linha, a Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) é um instrumento que foi desenvolvido para acessar dificuldades na regulação emocional.
Objetivo:
Examinar as propriedades psicométricas de uma versão da DERS adaptada ao português brasileiro.
Método:
Um total de 377 indivíduos da população geral foram selecionados por conveniência para completar um questionário sociodemográfico, a versão adaptada ao português brasileiro da DERS e a Depression Anxiety Stress Scale (DASS-21). Foram investigadas a estrutura fatorial, confiabilidade e validade concorrente da versão adaptada da DERS.
Resultados:
A análise fatorial confirmatória replicou a estrutura de seis fatores originalmente proposta para o instrumento e confirmou a aceitabilidade de um modelo hierárquico em que todas as subescalas são carregadas em um fator de desregulação emocional geral. Os indicadores de consistência interna apresentaram valores adequados para o fator geral e subescalas. A associação positiva entre os escores obtidos na DERS e na DASS-21 dá suporte à validade concorrente do instrumento.
Conclusão:
Esses resultados sugerem que a versão brasileira da DERS é confiável como medida geral de dificuldades na regulação emocional e como medida dos constituintes desta construção. Pesquisas futuras devem investigar as propriedades psicométricas da escala em populações clínicas e não clínicas, com igual proporção de gênero e diversas origens e, de preferência, empregando desenhos longitudinais.
Descritores:
Emoções; psicometria; avaliação de sintomas