Acessibilidade / Reportar erro

O volume da substância branca está reduzido tanto nos estágios iniciais quanto nos estágios avançados do transtorno bipolar

Resumo

Introdução:

O transtorno do humor bipolar (THB) é uma condição debilitante que afeta aproximadamente 1,3% das pessoas em todo o mundo, embora alguns estudos relatem uma prevalência acumulada de até 3,9% e de 4-6% em adultos quando os critérios diagnósticos mais abrangentes são aplicados.

Objetivo:

Comparar as diferenças nos volumes totais de substância branca (SB), corpo caloso (CC) e volume total de substância cinzenta (SC) em pacientes com THB tipo I em estágios iniciais e tardios em comparação com controles.

Métodos:

Cinquenta e cinco sujeitos foram incluídos neste protocolo de estudo. O desenho de caso com duplo controle incluiu 14 pacientes com THB em estágio inicial; 15 pacientes com THB em fase tardia; e seus respectivos controles correspondentes (14 e 12 sujeitos).

Resultados:

Os volumes do CC e total de SB foram significativamente menores nos pacientes com THB nos estágios iniciais e tardios vs. controles. Não houve diferença para o volume total de SC no grupo em estágio inicial, mas em pacientes em fase tardia o volume total de SC foi significativamente menor do que nos controles. A redução do volume total de SC em pacientes em fase tardia está de acordo com a teoria da neuroprogressão do THB. A redução dos volumes de SB em SB total e no CC em fases precoces e tardias suporta a possibilidade de que um processo de desmielinização precoce poderia ocorrer subjacente à manifestação clínica de THB.

Conclusão:

Nossos achados podem direcionar a investigação de anormalidades da SB em populações de alto risco para o desenvolvimento de THB, talvez como biomarcadores precoces antes da síndrome aberta.

Descritores:
Transtorno humor bipolar; ressonância magnética; transtornos afetivos; estadiamento; biomarcadores

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br