Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para tentativa de suicídio por envenenamento: revisão

Introdução:

O suicídio é um fenômeno humano complexo, universal e que representa um grande problema de saúde pública. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo revisar a literatura acerca dos principais fatores de risco associados à tentativa de suicídio por envenenamento.

Método:

Foi realizada uma revisão integrativa em bases de dados (LILACS, PubMed e MEDLINE). A pesquisa focou artigos publicados entre os anos de 2003 a 2013, utilizando os seguintes descritores: suicide, attempted; poisoning; risk factors. Foram considerados os seguintes critérios de inclusão: ser artigo original, com resumo disponível, amostra composta por adultos, e que pelo menos 50% da população do estudo tenham tentado o suicídio por envenenamento.

Resultados:

Foram selecionados 219 artigos. Após a leitura por dois pesquisadores independentes, 22 foram incluídos na revisão. Os principais fatores de risco encontrados para a tentativa de suicídio por envenenamento foram: gênero feminino, idade entre 15 a 40 anos, estado civil solteiro, baixa escolaridade, desemprego, abuso/dependência de substancias e/ou álcool, ser acometido por transtorno psiquiátrico e estar em tratamento psiquiátrico com uso de antidepressivo.

Conclusão:

Considera-se que pesquisas adicionais, bem como a ampliação de estudos prospectivos, deverão ser realizadas para a confirmação ou identificação de novos fatores de risco. Estas medidas objetivam contribuir para o planejamento e prevenção da tentativa e do suicídio.

Tentativa de suicídio; envenenamento; fatores de risco


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br