Resumo
Introdução: A tomada de decisão (TD) é uma das habilidades mais relevantes para a funcionalidade. No entanto, esta habilidade é geralmente avaliada por meio de tarefas comportamentais, cuja validade ecológica tem sido questionada. De acordo com a literatura, a avaliação da TD deve ser complementada por questionários ou escalas, instrumentos estes que não estão disponíveis no português brasileiro. Desta forma, o objetivo deste estudo foi a tradução e validação de uma versão do Melbourne Decision Making Questionnaire (MDMQ), o instrumento mais amplamente utilizado na avaliação da TD, para uso em português.
Métodos: A adaptação da MDMQ foi realizada através da tradução, retrotradução, avaliação por painel de juízes e estudo piloto. A versão da escala produzida neste processo foi submetida a análise fatorial e avaliação de consistência interna, levando a exclusão de 4 itens da escala original. A versão resultante da MDMQ, contando com 18 itens no total, foi então utilizada em estudo de validação, em que a TD foi comparada entre adultos saudáveis e portadores de depressão e transtorno bipolar.
Resultados: O instrumento demonstrou consistência interna satisfatória, apesar da obtenção de alfas de Cronbach relativamente baixos para a subescala de hipervigilância. A estrutura fatorial do questionário traduzido foi semelhante a observada no instrumento original. Todas as medidas derivadas da MDMQ, mostraram-se discriminativas na comparação entre adultos saudáveis e portadores de transtornos mentais.
Conclusão: A versão da MDMQ produzida neste estudo poderá realizar uma importante contribuição para a prática clínica e pesquisa neuropsicológica acerca da TD.
Descritores: Tomada de decisões; inquéritos e questionários; psicometria; neuropsicologia