Acessibilidade / Reportar erro

Cruzamento de patologias na síndrome de Tourette: uma revisão sistemática

Objetivo:

Compilar o conhecimento existente sobre a síndrome de Tourette (ST), tiques e patologias associadas.

Metodologia:

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura usando os níveis 5S (sistemas, sumários, sinopses, sínteses e estudos) de organização de evidência de pesquisa em saúde, com base no modelo proposto por Haynes. Os termos de busca foram Tourette, tiques e comorbidades, completados por pesquisa por referência cruzada. Os artigos fornecidos pelos editores e aqueles a serem processados para publicação em 31 de julho de 2013 também foram incluídos.

Resultados:

De todos os artigos encontrados durante a pesquisa, 64 foram selecionados porque analisavam a epidemiologia, as características clínicas e a etiopatogenia da ST. A ST define-se como um distúrbio hipercinético do movimento, e pelo menos 90% dos pacientes apresentam comorbidades neuropsiquiátricas, das quais as mais comuns são a perturbação de déficit de atenção com hiperatividade e a perturbação obsessivo- -compulsiva. Esta síndrome é clinicamente heterogênea e tem sido relacionada com a disfunção dos circuitos córtico-estriado- -tálamo-corticais envolvendo vários neurotransmissores. Apesar de sua etiologia genética ter sido amplamente estudada, outros fatores podem ser importantes para entender esta síndrome e as perturbações relacionadas.

Conclusões:

A ST resulta de uma perturbação do desenvolvimento neurológico causado pelo impacto de fatores de estresse num substrato biológico vulnerável durante os períodos críticos do desenvolvimento neurológico. O estudo da ST e das suas comorbidades poderá contribuir, em diferentes níveis, para o entendimento de várias perturbações neuropsiquiátricas com relevância clínica e terapêutica.

Perturbação de déficit de atenção com hiperatividade; comorbidades; perturbação obsessivo-compulsiva; tiques; síndrome de Tourette


Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br