Resumo
Introdução
Este estudo desenvolveu protótipos brasileiros de psicoterapia psicodinâmica (PP) e terapia cognitivo-comportamental (TCC) para crianças com transtornos internalizantes (TI) e externalizantes (TE).
Método
Dezoito experts brasileiros em PP (n = 9) e TCC (n = 9) classificaram os 100 itens do Child Psychotherapy Q-Set (CPQ) descrevendo uma sessão hipotética típica de acordo com suas respectivas abordagens teóricas para crianças com TI. Depois, eles classificaram os mesmos itens descrevendo uma sessão hipotética típica para crianças com TE. Foi realizada uma análise fatorial do tipo Q com rotação varimax.
Resultados
As correlações dos experts foram altas, considerando ambas as abordagens teóricas e as duas categorias diagnósticas. A análise fatorial gerou três fatores independentes. As avaliações da TCC concentraram-se em um fator, enquanto as avaliações da PP geraram um fator que descreveu o tratamento de crianças com TI e um outro fator que descreveu o tratamento de crianças com TE.
Conclusão
O protótipo único da TCC refletiu uma conceptualização geral dessa abordagem, indiscriminada em relação aos sintomas da criança. O protótipo da PP para crianças com TI evidenciou um processo focado na interpretação, enquanto o protótipo da PP para crianças com TE caracterizou um processo suportivo com atenção à relação terapêutica. Infere-se uma maior variação no processo em PP para crianças com diferentes sintomatologias.
Descritores
Processos psicoterapêuticos; psicologia da criança; psicoterapia psicodinâmica; terapia cognitiva