Introdução:
A compra compulsiva pode ser caracterizada como um impulso quase irresistível de obter diversos itens. Considerada um problema da atualidade, estima-se que sua taxa de prevalência seja em torno entre 5 a 8% na população mundial. Algumas pesquisas sinalizam um aumento do problema entre jovens e populações de baixa renda.
Objetivos:
Avaliar a prevalência da compra compulsiva em sujeitos com baixa renda mensal individual e analisar as relações entre os dados sociodemográficos.
Método:
A Compulsive Buying Scale (CBS) foi utilizada para rastrear compra compulsiva, e a Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), para avaliar ansiedade e depressão em uma amostra de 56 participantes. Correlações foram verificadas através do teste de Pearson.
Resultados:
Os resultados indicaram que 44,6% apresentavam renda média familiar igual ou maior a 2,76 salários mínimos. É possível que a compra compulsiva não esteja vinculada ao poder aquisitivo, uma vez que ela foi encontrada em uma população com baixa renda.
Conclusão:
Embora a amostra seja pequena, os resultados obtidos são importantes para compreender o problema em questão.
Epidemiologia; população baixa renda; comportamento compulsivo