Acessibilidade / Reportar erro

Convulsões espontâneas após ECT em doente medicada com bupropiona, sertralina e risperidona

Resumo

Objetivo:

Descrever o caso de uma paciente medicada com sertralina, bupropiona e risperidona que apresentou três crises tônico-clônico generalizadas espontâneas após eletroconvulsoterapia (ECT).

Descrição do caso:

Uma mulher de 53 anos com antecedentes de perturbação depressiva maior recorrente foi internada em nosso serviço devido a novo episódio depressivo maior com sintomas psicóticos e 6 semanas de evolução. Ela já estava medicada com 200 mg/dia de sertralina e 2 mg/dia de risperidona. Após 8 semanas usando 200 mg/dia de sertralina, 4 mg/dia de risperidona e bupropiona de liberação lenta (titulada até 300 mg/dia), sem melhoras objetivas, decidiu-se iniciar 8-10 sessões de ECT. Dois dias após a primeira sessão, ocorreram três crises tônico-clônico generalizadas num espaço de 6 horas. Foram introduzidos fenitoína e valproato de sódio no esquema terapêutico da paciente, e não ocorreram mais crises. Após avaliação neurológica e discussão do caso, optou-se por suspender a fenitoína e a bupropiona (2 dias após as crises espontâneas) e retomar a ECT. No restante do tratamento não ocorreram mais crises convulsivas espontâneas e, até data da alta, a paciente apresentava melhorias significativas e estava livre de transtorno depressivo maior.

Comentários:

Este relato ilustra a ocorrência de crises convulsivas espontâneas após a ECT, as quais parecem ter sido causadas por mecanismos farmacológicos etiológicos específicos, a saber, as propriedades pró-convulsivantes da bupropiona, mesmo com o uso de sertralina e risperidona, que baixam o limiar convulsivante.

Descritores:
Eletroconvulsoterapia; crises espontâneas; perturbação depressiva major; bupropiona; sertralina; risperidona

Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul Av. Ipiranga, 5311/202, 90610-001 Porto Alegre RS/ Brasil, Tel./Fax: (55 51) 3024 4846 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: trends@aprs.org.br