Resumo
Introdução: Descrevemos os resultados de protocolo de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) sobre o córtex pré-frontal dorsolateral combinado a treinamento cognitivo para o tratamento de esquizofrenia.
Métodos: Avaliamos os sintomas psicóticos em nove pacientes utilizando a Positive and Negative Syndrome Scale (PANSS). As avaliações foram realizadas antes, ao fim do protocolo de tratamento, e após 4 semanas de seguimento. O protocolo de ETCC consistiu em 10 sessões consecutivas em períodos de 5 dias. O cátodo foi posicionado à direita e o ânodo à esquerda sobre o córtex pré-frontal dorsolateral. Para estimulação simulada, o equipamento foi desligado após 60 segundos. O treinamento cognitivo consistiu na administração de tarefas N-back e aprendizado sequencial.
Resultados: Utilizamos análise de covariância (ANCOVA) ajustada à variável dependente PANSS, considerando a interação com a gravidade antes da ETCC (p = 0.619). A análise de variância (ANOVA) não mostrou diferença significativa entre os grupos em relação à PANSS final.
Conclusão: Os resultados falharam em demonstrar que o uso concomitante de ETCC e treinamento cognitivo é efetivo na melhora do desfecho clínico em pacientes com esquizofrenia. Os achados devem ser avaliados com cuidado, considerando a amostra pequena. Estudos maiores sobre estimulação elétrica/cognitiva devem ser produzidos a fim de melhorar estratégias terapêuticas na esquizofrenia.
Descritores: Esquizofrenia; cognição; estimulação transcraniana por corrente contínua